Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Concursos
  • Provas do concurso da Serra serão aplicadas em julho; veja como se preparar
895 vagas

Provas do concurso da Serra serão aplicadas em julho; veja como se preparar

Exames objetivos e discursivos serão aplicados em dois turnos, de acordo com o cargo escolhido pelo candidato; inscrições começam no dia 21 de maio
Diná Sanchotene

Publicado em 

16 mai 2024 às 12:07

Publicado em 16 de Maio de 2024 às 12:07

Candidata estuda para prova de concurso
Candidata estuda para prova de concurso Crédito: Freepík
As provas objetiva e discursiva do concurso público para professores da Prefeitura da Serra serão aplicadas no dia 28 de julho. Os exames  acontecem pela manhã e à tarde, com os candidatos distribuídos de acordo com o cargo escolhido.
E faltando um pouco mais de 60 dias para os testes, os interessados já podem acelerar os estudos, aproveitando para elaborar um plano de estudo cuidadoso. A diretora pedagógica do CEP, Ivone Goldner, orienta que o ideal é fazer um planejamento, com a definição de quantidade de dias para cada matéria a ser estudada.
“É importante levar em consideração o histórico de conhecimento agregado do candidato em cada uma delas e a quantidade de questões de cada disciplina, pontuando que Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Conhecimentos Gerais (Atualidades) e Informática Básica terão 5 questões cada, com peso 2,0. Já Conhecimentos Pedagógicos e Legislação serão 10 questões com peso 2,5 e, por fim, Conhecimentos Específicos também com 10 questões e peso 3,5, totalizando 100 pontos, no máximo”, comenta.
Ela explica ainda que os fins de semana devem ser utilizados para revisão do conteúdo já estudado, lembrando de ajustar o plano de estudo de acordo com a disponibilidade de tempo e capacidade de absorção de conteúdo.
Outra dica pontuada por Ivone é que o candidato deve ler cuidadosamente o edital para entender os requisitos, o formato da prova, e os conteúdos que serão cobrados, ressaltando que é possível o candidato fazer mais de uma inscrição, desde que os cargos não tenham prova no mesmo horário, o que aumenta muito a chance de competitividade, uma vez que poderá concorrer a dois cargos diferentes.
“A banca Idcap é do Espírito Santo e já tem um interessante acervo de questões anteriores, inclusive para a área de educação, o que deve ser aproveitado pelo candidato. Os interessados devem resolver o máximo de questões que puder das matérias contidas no edital, não se descuidando do treino específico para a prova discursiva, que será aplicada a todos os candidatos de todos os cargos e consistirá na elaboração de texto dissertativo-argumentativo com base em tema formulado pela Banca Examinadora”, lembra a diretora.
O professor do Gran Concursos, Eduardo Cambuy, acredita que a concorrência deve ser grande, como ocorre em certames da área da Educação.
“Se adaptar à prova e entender a linguagem dela, é o maior desafio para quem é especializado e faz esse tipo de exame. O professor sabe exatamente o que responder, mas não compreende como colocar este conhecimento no papel. Muitos acabam sendo eliminados justamente por causa disso”, aponta Cambuy.
SOBRE O CONCURSO
O concurso da Prefeitura da Serra oferece 895 vagas, além da formação de cadastro de reserva. Há ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e 30% para negros.
As inscrições poderão ser feitas de 21 de maio a 23 de junho, no site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap), empresa responsável pela seleção. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Finanças em abril: veja o que os astros reservam para cada signo
Imagem de destaque
PT vai usar inserção na TV para atacar Flávio Bolsonaro em estreia de nova estratégia de Lula
Imagem de destaque
Páscoa: as razões políticas por trás da condenação de Jesus à cruz

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados