Taynã Feitosa é sommelière e cervejeira apaixonada por uma boa cerveja e suas infinitas possibilidades. Também é jornalista e mercadóloga

Além da michelada, conheça drinques famosos feitos com cerveja

Aproveite o carnaval para brindar com três receitas fáceis de coquetéis cervejeiros: Black Velvet, Frühstruck e caipirinha

Publicado em 25/02/2022 às 02h01

Além dos famosíssimos cozumel e michelada (receita que você pode conferir no vídeo), existem vários bons drinques feitos com cerveja. Nossa bebida favorita é muito mais versátil do que parece, e ocupa lugar de destaque em muitos balcões de bares e pubs pelo mundo afora.

Pelo fato de a cerveja apresentar-se em diferentes estilos e conter características tão plurais, não é impossível combiná-la com outras bebidas, sejam elas não alcoólicas, destiladas ou até fermentadas.

Drinque Black Velvet, de champanhe com cerveja
O Black Velvet combina champanhe e cerveja Stout. Crédito: Shutterstock

Essas receitas, além de elevarem o status da cerveja, também agregam valor e comprovam que a bebida pode estar presente em diversos momentos do dia - inclusive no café da manhã, como é o caso do Frühstruck, e até mesmo ao lado de bebidas nobres, como o champanhe, que compõe junto com a Stout a receita do Black Velvet.

Quer saber mais sobre os drinques cervejeiros? Selecionei três entre os meus favoritos e te mostro abaixo as receitas, todas muito fáceis de serem feitas. Confira:

FRÜHSTRUCK

Frühstruck, em alemão, significa café da manhã. E exatamente como o nome sugere, esse drinque super fácil e refrescante é consumido na Alemanha no café da manhã e no brunch. O resultado surpreende e combina até com os dias mais quentes em terras tropicais. É quase impossível não gostar dele.

INGREDIENTES:

  • 100 ml de suco de laranja natural
  • 350 ml de cerveja estilo Weiss de sua preferência
  • COMO FAZER:
  • Misture as bebidas em um copo grande (um próprio para cervejas de trigo é perfeito) e seja feliz!

CAIPIRINHA COM CERVEJA

Também conhecido como "caipibreja" ou "caipibeer˜, esse drinque representa mais o Brasil do que futebol e samba. Essa releitura cervejeira da caipirinha pode ser feita com qualquer cerveja mais leve e clara, como American Lager, Pilsen, Helles e outras. Vou deixar a receita com uma versão que tem um toque de limão galego e cerveja estilo Witbier.

INGREDIENTES: 

  • 350ml de cerveja estilo Witbier
  • Suco de um limão galego médio
  • 1 dose de cachaça branca
  • Açúcar ou mel a gosto
  • COMO FAZER:
  • Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira e agite com gelo. Sirva em um copo para cervejas belgas e aprecie essa delícia.

BLACK VELVET

Esse drinque é um dos meus favoritos e também é a cara da realeza britânica. Ele foi criado no Brooks Club, em Londres, em tributo ao marido da Rainha Vitória, o príncipe Albert, que era frequentador assíduo do clube e faleceu em 1861. Além da apresentação lindíssima, o Black Velvet surpreende pelas diferentes sensações na boca e também por sua complexidade.

INGREDIENTES: 

  • 50ml de espumante ou champanhe
  • 50ml de cerveja estilo Stout da sua preferência (recomendo as Dry Stout)
  • COMO FAZER:
  • Para tornar o drinque ainda mais bonito, acrescente a parte de champanhe/espumante no fundo de uma taça flûte (ou use uma taça de champanhe tradicional) e verta a cerveja cuidadosamente para que os líquidos não se misturem. Sirva em seguida.

Acompanhe a colunista também no Instagram.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia Cerveja

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.