A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

Banestes celebra 88 anos com lançamento de nova marca e conceito renovado

Banco do Estado do Espírito Santo passou por rebranding, assinado pela agência Fire, com design mais acolhedor, acessível e moderno

Vitória
Publicado em 15/10/2025 às 16h45
Banestes lança nova marca no aniversário de  88 anos
Banestes lança nova marca no aniversário de 88 anos. Crédito: Divulgação

Celebrando 88 anos de história, tradição e conexão com os capixabas, o Banestes, Banco do Estado do Espírito Santo, acaba de passar por um rebranding e lançou, nesta quarta-feira (15), uma nova marca, com a proposta de um design mais acolhedor, acessível e moderno. Além disso, o banco passa também a adotar o novo conceito “Juntos para o futuro”.

O rebranding, assinado pela agência Fire, marca o tempo de mudanças e transformações da empresa. O novo visual, segundo o Banestes, tem como objetivo trazer mais leveza, modernidade e contemporaneidade, sem perder a essência característica do banco capixaba de valorização dos clientes, acionistas, colaboradores e de toda a comunidade, contribuindo também com o desenvolvimento do Estado.

José Amarildo Casagrande, presidente do Banestes, afirma que banco vai agilizar liberação de recursos para empresários
Para o presidente do Banestes, a  modernização da marca é um investimento em capital, que se traduz em um ciclo positivo de maior atratividade  . Crédito: Ademir Ribeiro/Secom

O diretor-presidente do banco, Amarildo Casagrande, detalhou a tomada de decisão estratégica para a transformação da marca. “A estratégia de modernização da marca é um investimento em capital, que se traduz em um ciclo positivo de maior atratividade, maior retenção e maior valorização de mercado. A nova identidade visual apoia toda a estratégia de crescimento do Sistema Financeiro Banestes”, destacou.

Casagrande pontuou ainda que o rebranding representa o importante legado do Banestes para os capixabas. “A nova marca surge como uma evolução natural, não uma ruptura. Mais do que uma mudança estética, essa evolução reafirma o compromisso do Banestes com o futuro, com a inovação e com as pessoas. Uma nova identidade visual que preserva a essência de uma marca sólida e capixaba, mas se adapta às transformações do mundo, às novas formas de se comunicar e aos novos mercados onde queremos chegar”.

De acordo com o gerente de marketing do Banestes, Rodolfo Harckbart, a iniciativa tem como premissa a manutenção da competitividade e relevância do Banestes frente à evolução do mercado bancário. “A solidez e a confiança construídas ao longo de décadas são a base para a modernização e a inovação. A mudança da logo não é um abandono do passado, mas sim uma evolução natural de uma marca que está sempre se renovando para se conectar ainda mais com o seu público”, disse Harckbart.

Banestes lança nova marca no aniversário de  88 anos
A nova marca traz como principais mudanças a integração do ícone “b” ao logotipo e o uso de letras minúsculas. Crédito: Divulgação

A nova marca traz como principais mudanças a integração do ícone “b” ao logotipo e o uso de letras minúsculas. “Ao integrar o ícone ao próprio nome, elimina-se a separação entre símbolo e tipografia, tornando o logotipo mais funcional e versátil em qualquer suporte, físico ou digital. O uso de letras minúsculas e da nova tipografia, desenhada exclusivamente para o Banestes, é mais fluida e contemporânea, traduzindo a modernidade e a proximidade que o Banestes busca transmitir”, afirmou o diretor da Fire, Bruno Weigert.

A equipe desenvolvedora defende ainda que essa escolha também reflete um movimento do próprio setor bancário, iniciado pelos bancos digitais e já incorporado pelos tradicionais, de adotar identidades visuais mais simples, marcantes e conectadas com o universo digital. Uma nova paleta de cores também foi incorporada. “As novas cores reforçam essa renovação, sem perder a sobriedade e a confiança que sempre caracterizaram a instituição”, complementou Bruno Weigert.

A apresentação da "nova cara" do Banestes começou a ser apresentada ao público nesta quarta-feira (15) em canais digitais, como as redes sociais oficiais do banco, o site institucional da companhia e também no Aplicativo Banestes. Além disso, uma campanha de marketing em mídias como TVs, outdoors, ações de influenciadores, rádios e portais on-line também faz parte do portfólio de ações de divulgação da novidade.

Evolução da marca do Banestes ao longo dos anos
Evolução da marca do Banestes ao longo dos anos. Última marca havia sido lançada em 2012. Crédito: Divulgação

Cooabriel reuniu conselheiros e ex-conselheiros em imersão estratégica
Conselheiros e ex-conselheiros fizeram uma imersão estratégica voltada ao fortalecimento da liderança e do cooperativismo. Crédito: Divulgação

As peças levadas para Dallas são da coleção New Wave. Crédito: divulgação
As peças levadas para Dallas são da coleção New Wave. Crédito: divulgação

EDP e da Secult impulsiona a 10ª edição do Encontro das Pretas
O festival será realizado de 17 a 19 de outubro, no Shopping Vitória. Crédito: divulgação

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.