Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Arnaldinho Borgo: "Ramalho tem que ser candidato avulso ao Senado, é o único jeito"

Prefeito de Vila Velha, integrante do partido do ex-secretário de Segurança, defende espaço para o coronel na disputa. Mas a incógnita é Gilson Daniel, presidente do Podemos

Vitória
Publicado em 27/07/2022 às 02h10
Coronel Alexandre Ramalho, secretário estadual de segurança pública
Coronel Alexandre Ramalho, secretário estadual de segurança pública. Crédito: Vitor Jubini

Para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), o ex-secretário de Segurança Pública coronel Alexandre Ramalho deve ser lançado ao Senado pelo partido de forma avulsa, sem coligação, para garantir que permaneça no páreo.

“É o único jeito”, resumiu. O governador Renato Casagrande (PSB) vai apoiar a reeleição da senadora Rose de Freitas (MDB), embora o socialista ainda não tenha declarado isso publicamente.

Na avaliação de Arnaldinho, a iminente saída do ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli (Republicanos) da corrida pelo Senado ajuda o intento de Ramalho de ser eleito à Casa.

Ramalho é bolsonarista, mas também aliado de Casagrande.

Ele procurou a ajuda do PP para impulsionar a pré-candidatura, mas depende, sobretudo, do próprio partido.

O presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel, está fechado em copas. Integrantes de outras siglas avaliam que Gilson precisa que Ramalho se lance a deputado federal.

O presidente do Podemos é pré-candidato à Câmara e há quem avalie que, sem Ramalho na chapa, talvez ele tenha que “descer” para a candidatura a uma vaga à Assembleia Legislativa.

O ex-secretário, por sua vez, está irredutível. É o Senado ou nada. Ele lembrou à coluna que Gilson Daniel e Casagrande garantiram que a disputa pelo Senado era certa.

Arnaldinho, que esteve à frente da formação das chapas de candidatos a deputado do Podemos, nega qualquer fragilidade.

“A chapa elege dois (deputados federais) sem Ramalho. Por que ele precisaria descer?”, aposta.

“E outra: quem disse que o principal candidato da chapa é o Gilson? O vice-presidente prefeito, Victor Linhalis, que é o ponta de lança”, complementou.

O problema é que Vila Velha já conta com outros pré-candidatos a federal de peso, como os ex-prefeitos Neucimar Fraga (PP) e Max Filho (PSDB).

Questionado se Gilson Daniel também endossaria a candidatura avulsa de Ramalho ao Senado, Arnaldinho desconversou: “Falta conversar com as lideranças do partido”.

O governador Renato Casagrande, por sua vez, diz que "a questão do Senado é uma questão que os partidos estão decidindo. Nos próximos dias, até sábado, isso vai estar encaminhado".

A Gazeta integra o

Saiba mais
Senado Federal Arnaldinho Borgo Eleições 2022 Coronel Alexandre Ramalho Letícia Gonçalves

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.