Sair
Assine
Entrar

Coluna Leonel Ximenes

Projeto cria tornozeleira rosa para agressores de mulheres no ES

Matéria semelhante foi apresentada na Câmara dos Deputados, em abril

Publicado em 19 de Maio de 2026 às 03:15

Públicado em 

19 mai 2026 às 03:15
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Tornozeleira eletrônica da cor preta, a utilizada atualmente, inclusive em agressores de mulheres
Tornozeleira eletrônica da cor preta, a utilizada atualmente, inclusive em agressores de mulheres Tiago Stille/Agência Brasil

O deputado estadual Denninho Silva (União Brasil) apresentou um projeto de lei que estabelece a padronização visual, na cor rosa, das tornozeleiras eletrônicas utilizadas por agressores monitorados em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.


A proposta, segundo o projeto de lei, se aplica aos casos em que o uso da tornozeleira eletrônica for determinado por decisão judicial ou por outra forma legalmente admitida. O objetivo, segundo o parlamentar, é reforçar a fiscalização do Estado, ampliar a proteção das vítimas e deixar claro que aquele indivíduo responde por violência contra mulher.


“Quem agride mulher não é homem forte. É covarde, criminoso e precisa ser identificado. Muitas vezes a vítima vive com medo, muda sua rotina e perde sua liberdade, enquanto o agressor tenta circular normalmente e enganar outras mulheres. A tornozeleira rosa vem para inverter essa lógica: quem deve carregar o peso da identificação é o agressor, não a vítima”, afirmou Denninho Silva.

Veja Também 

Arcebispo, bispo auxiliar e padres na primeira reunião do novo Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Vitória

Conheça os padres “senadores” escolhidos para ajudar o arcebispo de Vitória

Antiga agência do Bradesco na cidade de Alegre onde serão realizados os velórios nas próximas três semanas

Velórios em cidade do ES serão realizados em antiga agência bancária

Segundo o deputado, a identificação visual também tem efeito preventivo, pois pode servir de alerta para outras mulheres. “Muitos agressores são manipuladores. Eles mentem, fingem arrependimento e tentam convencer outras mulheres de que são pessoas diferentes. A identificação visual ajuda a impedir que novas vítimas caiam na conversa desses agressores. É proteção individual e coletiva”, destacou.


O projeto, pondera Denninho, não cria nova pena, não altera a legislação penal e não interfere na competência do Poder Judiciário. Ele argumenta que a proposta estabelece uma diretriz administrativa para a padronização visual dos equipamentos, observando critérios técnicos, contratos vigentes e implementação gradual pelo Poder Executivo.

PROJETO SEMELHANTE NO CONGRESSO


Projeto de lei instituindo tornozeleira rosa para agressores de mulheres não é exatamente uma novidade. Uma matéria semelhante, da deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT),  foi protocolada na Câmara dos Deputados, em abril passado, propondo também a criação do dispositivo de cor rosa. 


O objetivo, explica a deputada mato-grossense, é a padronização do equipamento de monitoramento para que sejam utilizados por agressores em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

LEIA MAIS NA COLUNA LEONEL XIMENES

Jaguar por R$ 55 mil e fazenda milionária vão a leilão no ES

Festa da Polenta 2026 é cancelada. Saiba os motivos

Uma boa notícia aos milhares de diabéticos e obesos no ES

Bispo no ES transfere e nomeia padres. É a segunda vez em cinco meses

Prato feito por merendeira no ES está na final de concurso nacional

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Copa do Catar - Seleção vence o time da Suiça por 1 a o no estádio 974
Se você não foi convocado por Ancelotti, tenho uma notícia: jogo do Brasil não é feriado
Luciano Forrechi, Leticia Dalvi, Flavio Cabral e Renata França
Corrida Track&Field Run Series movimenta as ruas de Vitória; veja fotos
juízes, juiz
Mãe vai à Justiça após sofrer amputação por complicações em parto no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados