O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Nem Marcos do Val leva cem por cento a sério a fala de Bolsonaro

Durante sessão da CPI da Pandemia, senador governista capixaba admitiu que informação do presidente  da República sobre mortes por Covid não é confiável

Vitória
Publicado em 17/08/2021 às 20h37
Atualizado em 17/08/2021 às 21h07
Marcos do Val durante a sessão da CPI da Pandemia desta terça-feira (17)
Marcos do Val durante a sessão da CPI da Pandemia desta terça-feira (17). Crédito: TV Senado/Reprodução

Foi uma afirmação surpreendente para um aliado unha e carne de Bolsonaro. O senador capixaba Marcos Do Val (Podemos) admitiu nesta terça-feira (17), durante a CPI da Pandemia, que as declarações do presidente da República nem sempre são confiáveis.

Ele se referia à “informação” passada por Bolsonaro a seus aliados, no cercadinho do Palácio da Alvorada, no dia 7 de junho, de que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) teria concluído que metade das mortes pela Covid no Brasil, no ano passado, não teriam sido provocadas pela doença, o que foi demonstrado ser mais uma informação falsa do presidente.

“A fala do presidente, a gente não pode levar cem por cento porque já há um histórico da fala do presidente…”, admitiu Do Val, que logo foi interrompido pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que naquele momento comandava os trabalhos da CPI. “Isso aí todos nós sabemos, a fala do presidente a gente não pode levar cem por cento”.

A declaração do senador capixaba aconteceu durante a sessão da CPI que ouviu Alexandre Marques, servidor do TCU que chegou a ser acusado de ter produzido o relatório falso sobre as mortes das vítimas da pandemia no Brasil.

No depoimento do servidor, Marques afirmou que o documento que indicaria um suposto superdimensionamento de mortes pela Covid-19 não é do Tribunal de Contas da União e foi alterado para parecer oficial após chegar às mãos de Bolsonaro.

Como lembrou o senador amapaense, Bolsonaro (sem partido) afirmou, no dia 7 de junho, que estava trazendo, “em primeira mão”, a informação sobre o suposto relatório do TCU, que logo depois foi provado que não existia, o que levou o próprio presidente a admitir que a informação não procedia.

Na internet, a “confissão” de Marcos Do Val teve ampla repercussão. No perfil Desmentindo Bolsonaro no Twitter, que tem 213 mil seguidores, o vídeo com o trecho do diálogo entre os senadores estava com mais de 120 mil visualizações por volta das 20h30 desta terça-feira.

Um internauta, no Twitter, ironizou: “CHEGOU O DIA em que CONCORDAMOS com o senador Marcos do Val. Realmente não podemos levar a sério 100% a palavra do presidente da República”.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP), por sua vez, na mesma página também esbanjou ironia: “Que fase! Até os senadores da base concordam que não dá pra levar o chefe deles a sério”.

A tuitada irônica do deputado Ivan Valente, do PSOL de São Paulo
A tuitada irônica do deputado Ivan Valente, do PSOL de São Paulo. Crédito: Reprodução do Twitter

Depois do sincericídio durante a sessão desta terça da CPI da Pandemia, fica a dúvida: o senador governista Marcos do Val queria mesmo ajudar o presidente Bolsonaro? Cartas (auditáveis) para a redação.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.