A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Vila Velha, lançou uma campanha para arrecadar fundos visando à reconstrução do teto da igreja da Comunidade Cristo Redentor, que desabou na madrugada de sábado (24), por causa das chuvas. Não houve feridos.
A comunidade, que fica no bairro Ilha dos Ayres, é uma das 10 que formam a paróquia comandada pelos frades franciscanos. Quem quiser ajudar, o Pix é: [email protected].
Nas redes sociais, o frei e pároco Vanderlei da Silva Neves pediu ajuda para a reconstrução do espaço celebrativo da comunidade. “A igreja é mais do que paredes e telhados: ela é feita de pessoas, de comunidade, de amor e de esperança. E é justamente essa união que agora nos fortalece para recomeçar.”
Segundo Thatiany Chaves, membro da comunidade, o desabamento do vão central do telhado destruiu o altar de madeira, o ambão e os aparelhos e mesa de som e danificou duas imagens - as de São Francisco e de Nossa Senhora Imaculada. “Vamos tentar restaurá-las”, disse.
O telhado da parte de trás do altar, de acordo com Thatiany, embora não tenha desabado, está com suas telhas bem comprometidas e cedendo, conforme parecer de uma engenheira de outra comunidade que esteve em Ilha dos Ayres para verificar a extensão dos estragos.
Thatiany não soube estimar o valor total do prejuízo e em quanto tempo a igreja Cristo Redentor será reconstruída: “Faremos uma reunião amanhã (terça 27) com o pároco para definir isso”.
A comunidade decidiu que missas e celebrações serão realizadas na frente do templo católico, principalmente as de domingo, durante o período em que a igreja estiver interditada e em obras de reconstrução.
LAUDO DA DEFESA CIVIL
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha esteve no local do desabamento, no sábado, e fez uma notificação preventiva ao responsável pela igreja, para que não haja circulação de pessoas no local até que seja feita a desmontagem manual do que restou do telhado.
Além disso, a Secretaria orientou a comunidade que contrate um engenheiro para que este profissional faça um projeto de reconstrução da cobertura do templo católico.
LEIA MAIS NA COLUNA LEONEL XIMENES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
