O mercado automotivo está se expandindo e trazendo novidades, com marcas inéditas (principalmente com origem na China) que têm aportado por aqui e despertado o interesse em seus modelos que trazem, além de bastante tecnologia embarcada, preços competitivos e mais opções de escolha para o consumidor.
O ano passado viu uma leva grande de marcas e grupos automotivos apostando no país e o indicativo é que 2026 não deve ser diferente. Prova disso é que o Espírito Santo se prepara para receber novas concessionárias de montadoras que tiveram sua estreia nacional no ano passado, como é o exemplo da Geely (que além da marca própria, trouxe ainda a Zeekr e se prepara para apresentar a Lotus no país) e se aliou à Renault do Brasil.
No Espírito Santo, a marca será representada pelo Grupo Orletti, que planeja abrir as primeiras lojas em março, sendo uma na Reta da Penha, em Vitória; e outra na avenida Lindenberg, em Vila Velha. Segundo Luciano Garcia, diretor comercial do Grupo Orletti, as obras já estão a todo vapor e a chegada da marca representa um momento estratégico para o grupo e para o setor automotivo local.
“Vivemos um momento marcante para o Grupo, com a responsabilidade de apresentar a Geely ao público capixaba. A marca chega ao Espírito Santo como uma referência global, com forte foco em tecnologia, segurança e inovação”, diz.
Enquanto as duas novas lojas não abrem as portas, os modelos estão sendo comercializados em pontos de vendas estabelecidos nos shoppings Vitória e Vila Velha. Outra marca que chegou no país ano passado e será representada também pelo grupo por aqui é a MG Motor (montadora britânica que pertence ao grupo chinês Saic), que já está com veículos sendo exibidos nos shoppings da Grande Vitória.
A previsão é que seja inaugurada a primeira loja também em março, em Vitória, assim como a de outra montadora que em breve estreia no país e trará a chancela do grupo por aqui, a chinesa Jetour, que terá concessionária em Vitória e Vila Velha.
Moto premium chinesa
Outro grupo capixaba que tem investido em novas marcas é o Triunfo Auto Group, que tem a Zeekr em seu portfólio, marca premium de veículos 100% elétricos, que teve sua primeira concessionária inaugurada no ano passado, em Vitória.
Mas são as motocicletas que se destacam em seu portfólio, que tem as marcas Ducati, Triumph e a indiana Bajaj, que terá a sua terceira loja em Vila Velha, em fevereiro (as outras duas estão em Vitória e Serra).
E em breve, o grupo traz outra marca de duas rodas, a chinesa Voge, que integra o grupo Loncin Motor Co. Ltd., uma das maiores fabricantes de motores e motocicletas do mundo. Criada em 2018, a Voge se posiciona no segmento premium de motocicletas e já está presente em 60 países, totalizando 581 mil unidades vendidas até outubro de 2025.
A loja da Voge no Estado tem previsão de ser inaugurada em maio deste ano, em Vitória, segundo o CEO do Triunfo Auto Group, André Orletti. Os modelos que serão comercializados ainda serão divulgados este ano, já que a marca anunciou a sua chegada ao país no final do ano passado.
Fusca e outros carros antigos serão atração em encontro na Serra
Em homenagem ao Dia Nacional do Fusca, comemorado em 20 de janeiro, a Vitoriawagen Serra realiza, neste sábado (24), o Encontro de Carros Antigos. O evento tem entrada gratuita e acontece das 9 às 14 horas, na concessionária localizada na BR-101, na Serra.
A programação inclui exposição de veículos Volkswagen antigos, mostra de carrinhos em miniatura, além de recreação infantil e praça de alimentação com food trucks e chopp. O encontro conta com a participação de grupos e clubes ligados ao antigomobilismo, como Fusqueiros ES, VAG ES, Clube de Veículos Antigos e Capixaba Diecast & Colecionáveis.
Mais de 7,8 mil motoristas do ES já tiveram a CNH renovada automaticamente
A nova política de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e trânsito já garantiu a renovação automática da habilitação de 7.825 condutores no Espírito Santo. A medida, em vigor desde 9 de janeiro, é voltada para os “bons condutores” inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) que não cometeram infrações nos últimos 12 meses.
A renovação ocorre de forma digital através da base nacional de dados, eliminando a necessidade de taxas ou idas ao Detran. O documento atualizado fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, exibindo o selo de “Bom Condutor”.
No entanto, existem critérios de elegibilidade: motoristas com 70 anos ou mais não têm direito ao benefício, e condutores a partir dos 50 anos podem utilizá-lo apenas uma vez. Também ficam de fora pessoas com CNH vencida há mais de 30 dias ou com restrições médicas progressivas.
Atualização
22 de Janeiro de 2026 às 10:05
No texto sobre a chegada de novas marcas chinesas ao ES foram acrescentadas a inauguração de novas concessionárias da Jetour e MG Motor.
MAIS KARINE NOBRE
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
