A jornalista Karine Nobre traz, semanalmente, análises do mercado automotivo, especulações e novidades do que acontece no setor, no Espírito Santo, Brasil e no mundo.

Grupo automotivo capixaba adquire novas lojas da Honda no ES e RJ

Chegada de novas concessionárias aumenta a atuação da marca dentro e fora do Espírito Santo, que passam a integrar a estrutura do grupo, com foco em vendas, serviços e pós-venda

Vitória
Publicado em 24/07/2025 às 01h58
Atualizado em 24/07/2025 às 04h58
Concessionária Honda Shori de Vitória
Concessionária Honda Shori localizada em Vitória: expansão. Crédito: Marlon Vianna Ghirardelli/Divulgação

A Honda Shori está expandindo sua atuação dentro e fora do Espírito Santo, com a aquisição de lojas da marca Planeta H localizadas em Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim e Campos dos Goytacazes, esta última no Rio de Janeiro.

“A chegada dessas novas lojas marca um passo importante na nossa trajetória de expansão. Estamos preparados para levar o padrão Honda Shori a ainda mais clientes, com qualidade, proximidade e compromisso com a excelência. Esse movimento representa a nossa ousadia em buscar novos caminhos e fortalecer cada vez mais a presença da marca na região”, destaca Giovanni Lamborghini, diretor da Honda Shori.

Parte do Grupo Pianna, a Honda Shori foi fundada em 1999, iniciando suas atividades na matriz, que fica localizada em Vitória e expandiu para Linhares, Serra e Vila Velha. Recentemente a unidade da cidade canela-verde foi reinaugurada, com novo layout e espaços tanto para visitantes quanto para a realização de serviços.

Com a chegada de mais lojas da marca, a rede reforça sua presença no Sudeste. As novas unidades passam a integrar a estrutura do grupo, com foco em vendas, serviços e pós-venda.

“Para os clientes, a expansão representa mais comodidade e vantagens: aumento da oferta de veículos, maior estoque e disponibilidade de peças, e um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, reforçando o compromisso da Shori em oferecer a melhor experiência em todas as etapas da jornada com a marca Honda”, afirma Lamborghini.

Mais 22 mil veículos foram blindados no Brasil em 2025

vidro blindado, carro blindado, blindagem, à prova de balas
O nível mais utilizado no país é o 3-A, que suporta até disparos de pistolas 9 mm e revólveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão. Crédito: Shutterstock

No primeiro semestre de 2025, foram blindados 22.425 veículos, 11,5% mais que o mesmo período de 2024, quando pouco mais de 20 mil carros receberam a blindagem. Estima-se que a frota blindada do país esteja perto de 425 mil veículos. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira de Blindagem (Abraablin), com dados do Exército Brasileiro.

O Estado de São Paulo respondeu por 18.898 veículos blindados no período, seguido do Rio de Janeiro (1.767), Ceará (641), Pernambuco (519) e Rio Grande do Sul (259).

“O nível mais utilizado no país é o 3-A, que suporta até disparos de pistolas 9 mm e revólveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão. Mas, diante do armamento pesado nas mãos da criminalidade no Rio, a procura por um nível maior de proteção tem crescido [nível 3]. O mesmo tem acontecido em algumas cidades fronteiriças no oeste do Brasil, especificamente com o Paraguai e a Bolívia. Trata-se de um nível mais restrito e que exige autorização especial do Exército para uso de pessoas físicas e jurídicas”, explica Fábio Rovêdo de Mello, diretor de Assuntos Institucionais da empresa e atual presidente da Câmara de Blindadores da Abrablin.

Financiamento de veículos tem leve queda no ano

financiamento de carro, comprar carro
As vendas financiadas de veículos somaram 3,4 milhões de unidades no primeiro semestre. Crédito: Shutterstock

As vendas financiadas de veículos no Brasil tiveram uma pequena queda de 0,7% no primeiro semestre do ano. Segundo dados da B3, o financiamento totalizou 3,4 milhões de unidades no período, entre novos e usados (incluindo autos leves, pesados e motos em todo o país). Em valor absoluto, foram 24 mil unidades financiadas a menos.

No segmento de autos leves, houve uma diminuição de 2,6% em relação aos seis primeiros meses de 2024. A quantidade de financiamento de veículos pesados caiu 4,6%. Já o financiamento de motos cresceu 4,4%.

Em junho de 2025, o financiamento de veículos totais apresentou uma redução de 7% na comparação com o mês de maio. A maior retração neste período ocorreu na venda financiadas de motos, com 6,1% a menos no número de vendas. As negociações financiadas de automóveis leves caíram 4,7%, enquanto a de veículos pesados subiram 5,8%.

Fiat Toro chega a 600 mil unidades produzidas no Brasil

Produzida no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), a Fiat Toro foi lançada em 2016 e chegou ao marco, este mês, de 600 mil unidades produzidas no Brasil. Recentemente, a picape ganhou nova motorização nas versões Ranch e Volcano com o propulsor MultiJet 2.2 Turbodiesel. O novo motor entrega 200 cv de potência e 450 Nm de torque e o 0 a 100 km/h é feito em apenas 9,6 segundos na Volcano e 9,8 segundos na versão Ranch.

No início do ano, a versão Ultra passou a ser uma nova opção no topo de gama entre as versões equipadas com motor Turbo 270 Flex. “A Toro foi pensada e desenvolvida para atender um público exigente e une o que existe de melhor entre tecnologia, segurança e alto desempenho”, comenta Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat e Abarth na América do Sul.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Honda Mercado Automotivo Concessionária

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.