A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro, quer trocar de veículo ou quer tirar dúvida sobre a manutenção desse bem, além de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrieldeoliveirapersonalcar

Carro e altas temperaturas: veja como proteger o seu veículo no verão

É preciso redobrar a atenção em temperaturas muito altas para evitar situações como ressecamento de peças, desgaste da pintura e mau funcionamento

Vitória
Publicado em 27/12/2023 às 13h58
calor, verão, manutenção automotiva, manutenção,
Proteção sanfonada no painel é uma forma de proteger do calor as partes plásticas do carro. Crédito: Shutterstock

O verão, a estação mais quente do ano, começou no último dia 22 de dezembro. Para se ter uma ideia, antes mesmo de iniciar o verão, o Espírito Santo chegou a registrar temperaturas acima dos 41°, como foi no caso do município de Alegre, que no mês de novembro chegou a registrar 41,6°.

Você deve estar estranhando minha abordagem sobre esse tema, visto que a coluna traz assuntos relacionados a carros e não ligados à meteorologia. A questão é que, em temperaturas elevadas, alguns cuidados são essenciais em relação aos carros.

Por isso, no texto de hoje, trago alguns pontos de atenção para você ter com seu carro, visando evitar problemas.

  1. 01

    Estofamento

    Ao deixar o veículo muitas horas estacionado no sol, proteja os bancos com capas. Para as áreas plásticas, a dica é usar uma proteção sanfonada no painel.

  2. 02

    Borrachas de vedação

    Cheque os líquidos do veículo. É fundamental ter o sistema de arrefecimento do motor sempre em dia em todas as estações do ano. Em período de temperaturas mais elevadas essa atenção é ainda mais importante para evitar superaquecimento, um problema muito recorrente em dias mais quentes.

  3. 03

    Ar-condicionado

    Se o carro ficou parado sob o sol forte, o ideal é andar três minutos com a janela aberta antes de ligar o equipamento. Dessa forma, ocorre a circulação do ar, tirando assim o ar quente armazenado dentro do carro, facilitando o resfriamento do ambiente por meio do ar-condicionado.

  4. 04

    Pneus

    Observe o desgaste dos pneus e mantenha a calibragem recomendada. Encha os pneus quando frios, pois o calor aumenta a pressão e dificulta o processo de calibragem.

  5. 05

    Lataria

    Sempre que possível, estacione o veículo em local coberto. Não esqueça de solicitar uma lavagem ecológica e de manter a carroceria sempre encerada, para que a camada protetora não danifique a pintura, causando manchas e áreas desbotadas. Lembre-se de evitar parar embaixo de árvores, visto que folhas e frutinhas, além de fezes de pássaros, danificam a pintura do carro.

Você já sabia desses cuidados com seu carro?

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Verão Verão no ES calor Manutenção Veicular Manutenção Automotiva

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.