A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro, quer trocar de veículo ou tirar dúvida sobre a manutenção desse bem, além de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrielopersonalcar

8 carros que devem ser evitados se você pretende comprar um usado

Modelos com problemas crônicos, manutenção muito alta são algumas das situações que esses veículos podem trazer se o comprador não estiver ciente

Vitória
Publicado em 27/09/2025 às 01h58
Atualizado em 29/09/2025 às 11h11
carro com defeito, carro com problema
Escolher o carro errado significa herdar problemas crônicos e gastar muito mais do que o planejado. Crédito: Shutterstock

Comprar um veículo usado pode ser um bom negócio, mas escolher o carro errado significa herdar problemas crônicos e gastar muito mais do que o planejado. Com a minha experiência de mercado, sempre aviso meus clientes sobre os problemas inerentes do modelo que desejam comprar, ainda mais se for um sonho adquirir aquele veículo.

Por isso, trouxe aqui alguns exemplos existentes no mercado que merecem atenção redobrada caso você escolha algum deles. O que quero deixar claro aqui é que, se vocêQue , por acaso escolher algum desses modelos, é fundamental saber do histórico de manutenções preventivas e já estar ciente para se preparar financeiramente caso o carro em questão apresente algum desses problemas citados.

Vamos à lista:

1 - Jeep

  • Renegade (2016 a 2021) equipado com motor 1.8 aspirado e Compass (2017 a 2021) equipado com motor 2.0 aspirado: primeiras gerações no Brasil sofreram com falhas no trocador de calor, que pode misturar óleo do câmbio e líquido de arrefecimento, comprometendo motor e câmbio.

2 - Fiat

  • Toro, Argo e Cronos equipados com motor 1.8 E.torq e câmbio automático: apresentaram o mesmo problema no trocador de calor existente no Renegade e no Compass.
  • Palio, Siena, Punto, Idea e Uno (2009 a 2016) com câmbio Dualogic: funcionamento áspero, trancos nas trocas e desgaste rápido da embreagem.

3 - Volkswagen

  • Gol, Voyage e Fox (2009 a 2017) com I-Motion: mesmo cenário do Dualogic da Fiat, apresentando trancos, pouca durabilidade e custo elevado de reparo.
  • Golf (2013 a 2017) com câmbio DSG de dupla embreagem a seco: falhas precoces no conjunto, exigindo reparos caros.

4 - Renault

  • Logan e Sandero (2014 a 2017) com Easy’R: câmbio robotizado de embreagem simples que não se adaptou ao uso urbano, gerando reclamações de lentidão e quebras.

5 - Chevrolet

  • Meriva (2002 a 2012) e Agile (2010 a 2014) com Easytronic: trocas bruscas, patinação e alto custo de manutenção em relação ao valor do carro.

6 - Ford

  • New Fiesta hatch e sedã, Focus hatch e sedã e EcoSport todos equipados com câmbio Powershift: câmbio de dupla embreagem a seco que sofreu com superaquecimento e desgaste rápido das embreagens.

7 - Peugeot e Citroën

  • Peugeot 206, 207, 307, 408 (2003 a 2014) e Citroën Xsara Picasso, C4, C5 (2003 a 2013) com câmbio automático AL4: histórico de falhas crônicas, superaquecimento e reparos que dificilmente são resolvidos definitivamente.

8 - Carros Premium

  • Land Rover Evoque (2012 a 2016) e Discovery Sport (2015 a 2017): histórico de falhas em turbina, módulos eletrônicos e câmbio automático.
  • Mini Cooper (versões com câmbio CVT): transmissão era frágil, quebra precoce e custo de reparo altíssimo, muitas vezes inviabilizando o conserto.
  • Audi A1 e A3 (2013 a 2016) com câmbio DSG de dupla embreagem a seco: falhas precoces no conjunto, exigindo reparos caros.

Correção

29 de setembro de 2025 às 11:04

O modelo Volkswagen Jetta mencionado no texto não tem o câmbio DSG de dupla embreagem a seco de sete marchas do Golf e sim o câmbio DSG (DQ250) de dupla embreagem de seis marchas banhado a óleo. No entanto, o câmbio DSG foi utilizado nos modelos da Audi A1 e A3 com motor 1.4 fabricados de 2013 até 2016. O texto foi corrigido e os dois modelos da Audi foram acrescentados.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

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