A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro, quer trocar de veículo ou tirar dúvida sobre a manutenção desse bem, além de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrielopersonalcar

O impressionante crescimento da Porsche no Brasil

Marca teve um aumento de mais de 400% nas vendas no comparativo entre 2014 e 2023; veja alguns fatores que contribuíram para esse crescimento

Vitória
Publicado em 29/07/2025 às 11h49
Porsche Macan
O SUV Porsche Macan é o modelo mais vendido da marca. Crédito: Porsche/Divulgação

Nos últimos anos, a Porsche tem vivido um momento extraordinário no mercado brasileiro. A marca, sinônimo de esportividade, luxo, sofisticação e desempenho, não só manteve sua imagem de prestígio como também conquista um público cada vez maior.

O crescimento não é percebido apenas nas ruas, mas também em números. Em 2023, a Porsche bateu recorde de vendas no Brasil, com 4.208 unidades emplacadas, um salto de 14% em relação a 2022.

Para se ter uma ideia, em 2014 a marca vendia cerca de 1.000 carros por ano no país. Ou seja, em menos de uma década, quadruplicou sua presença por aqui. Um feito e tanto, principalmente considerando o cenário econômico brasileiro e o nicho que a marca ocupa.

O modelo mais vendido é o SUV Porsche Macan, que vem se firmando para vários consumidores como modelo para quem quer entrar na marca. O esportivo 911 continua sendo o símbolo máximo do legado da montadora que entrega esportividade a cada acelerada, e os modelos eletrificados, como o Taycan e o Cayenne E-Hybrid, mostram que a Porsche investe forte neste novo momento do mercado.

Muito desse sucesso também se deve à estratégia da marca em oferecer uma experiência completa, com concessionárias oferecendo atendimento premium e mantendo proximidade com os fãs por meio de eventos e experiências exclusivas. A Porsche entendeu que, mais do que vender carros, é preciso entregar um estilo de vida, e o brasileiro topou embarcar nessa jornada.

Apesar de ainda não contarmos com uma concessionária da marca no Espírito Santo, nas ruas é fácil encontrar algum modelo da marca alemã.

Se, antes, ter um Porsche no Brasil era coisa de poucos e discretos, hoje virou um símbolo visível de sucesso e de bom gosto, especialmente entre um público mais jovem e conectado. A marca parece ter encontrado o equilíbrio entre tradição e inovação, e o resultado é um crescimento sólido, consistente e uma base de admiradores que só aumenta.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Porsche Carro de Luxo Superesportivo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.