O Espírito Santo acaba de conquistar um lugar de destaque no cenário internacional da arquitetura e da construção. Durante a Marmomac 2025, maior feira de rochas ornamentais do mundo, realizada em Verona, na Itália, o Brasil apresentou uma plataforma inédita de monitoramento ambiental desenvolvida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim.
A ferramenta, que já foi testada com sucesso em empresas capixabas, passa a ser referência mundial na medição do impacto ambiental da produção de pedras naturais.
A apresentação ocorreu na primeira reunião oficial da Aliança Estratégica de Rochas Naturais (NSSA, na sigla em inglês), federação internacional recém-criada com sede nos Estados Unidos, que reúne seis países fundadores: Brasil, Estados Unidos, Itália, Grécia, Reino Unido e Portugal. O grupo tem como missão promover o uso da pedra natural como material de construção sustentável em escala global.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas), Fábio Cruz, representou o setor brasileiro no encontro e destacou o papel do Espírito Santo no processo.
“A metodologia brasileira foi reconhecida como eficiente, segura e replicável. Isso consolida o protagonismo do Brasil como exportador de tecnologia e referência em práticas sustentáveis para o setor”, afirma.
O sistema capixaba foi escolhido como base para o projeto EPD Global, iniciativa que vai estruturar padrões internacionais para a emissão de Declarações Ambientais de Produto (EPDs), posicionando a pedra natural como um material de baixo carbono.
Inclusive, a plataforma digital do Ifes já foi validada com dados reais de cinco empresas do setor. Ela permitirá coletar e organizar informações sobre consumo de energia, emissões e uso de recursos naturais em todo o ciclo de vida da pedra, da extração ao beneficiamento.
O sucesso chamou a atenção de diversos países. Alemanha, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, Turquia e Estados Unidos já manifestaram interesse em adotar a tecnologia criada no ES.
“Essa foi uma reunião histórica. Pela primeira vez, países tradicionalmente concorrentes se unem em torno de um objetivo comum. Mostramos que é possível colaborar em prol da valorização da pedra natural no mundo”, destaca Fábio Cruz.
“Já tenho propostas das marcas parceiras para termos mais iniciativas deste tipo, então, tenho essa visão de continuar o programa e lançar outras campanhas. Queremos que seja algo anual, para manter um bom ritmo nos negócios durante todo o ano”, complementa.
─────────────────
Innovare lança clube de benefícios exclusivos para parceiros
A Innovare Esquadrias e Acabamentos apresentou nesta semana o Innovare Partner+, um clube de relacionamento e benefícios criado para estreitar laços com arquitetos, engenheiros e designers de interiores. Segundo a CEO da Innovare, Roberta Drummond, a iniciativa nasceu da vontade de valorizar os profissionais que especificam e confiam nos produtos da empresa.
“O Partner+ não é apenas um programa de pontos. Ele é um movimento para reconhecer quem constrói conosco, oferecendo benefícios reais para o cliente final e, ao mesmo tempo, visibilidade e experiências exclusivas para os profissionais”, destaca.
Assim, o programa funcionará da seguinte forma: cada compra feita junto à Innovare será revertida em pontos. A cada R$ 10 em produtos, um ponto é acumulado, permitindo que arquitetos e escritórios subam de categoria e tenham acesso a diferentes níveis de benefícios.
Para os clientes finais, os diferenciais vão desde descontos de 10% já na primeira compra até upgrades gratuitos de acabamento, prioridade na instalação e manutenção preventiva de dois anos para quem atingir as categorias mais altas.
Tonia Lima, CEO da Kommerling para América do Sul, destacou o lançamento do programa: “O diferencial competitivo da Innovare é genuíno. É raro ver uma empresa lançar sozinha um projeto tão estruturado. Isso mostra pioneirismo e visão de futuro”.
O programa já está aberto e começa a contabilizar pontos a partir da primeira venda. No momento da compra, um cadastro é realizado para que o cliente possa conferir os benefícios aos quais tem direito. No momento, a Innovare possui em sua base mais de 1.500 arquitetos cadastrados. Sobre a duração, o Innovare Partner+ irá até 31 de março de 2026, mas Roberta adianta que planeja realizar a campanha mais vezes.
“Já tenho propostas das marcas parceiras para termos mais iniciativas deste tipo, então, tenho essa visão de continuar o programa e lançar outras campanhas. Queremos que seja algo anual, para manter um bom ritmo nos negócios durante todo o ano”, complementa.
Leroy Merlin com descontos de até 70%
Para marcar a despedida do inverno, a Leroy Merlin está com uma seleção de produtos para o lar com descontos de até 70% nas lojas físicas e no site. Entre os destaques, estão os itens da coleção Encantos do Nordeste, criada pela artista Raiana Britto, com até 25% de desconto. A linha conta com produtos como almofadas, capachos, jogos americanos, pôsteres decorativos e difusores.
Categorias como pisos laminados e vinílicos, adegas, mesas, motosserras e cortadores de grama também estão em promoção.
Confira alguns dos produtos em oferta
MAIS DECORAQUI
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
