
A arquiteta capixaba Bruna Rody, co-fundadora e diretora criativa da Inspira Conceito e Design, é finalista do Prêmio Design da Movelaria Nacional na categoria Potencial Criativo. Sua peça finalista é a Mesa Dinda, que foi fabricada com a união do plástico reciclado com o vidro fusing, material feito a partir de uma técnica artesanal que reutiliza resíduos de vidro.
A arquiteta conta que a Mesa Dinda nasceu de sua pesquisa sobre materialidade e sustentabilidade, com o objetivo de propor um novo olhar para os resíduos industriais dentro do universo do design de mobiliário. “Desenvolvi essa peça durante minha pesquisa no Istituto Europeo di Design (IED Brasil), explorando o potencial estético e funcional do plástico reciclado", afirma.

Bruna, que também atua no mercado imobiliário de alto padrão, com projetos como o Vive Le Vin em Pedra Azul, o Manami em Guarapari e o Camillo, 25, em Portugal, também destaca que a criação veio de sua busca por inovação, com muita experimentação em seus processos criativos.
“A base da mesa, esculpida em plástico reciclado, resulta de uma série de experimentações para alcançar uma fusão de cores e texturas que valorizam a materialidade. Já o tampo, produzido em vidro fusing, reforça o conceito de circularidade e reaproveitamento de recursos, que é um de meus focos”, explica.
Revestimentos de aspecto artesanal são opção para quem quer renovar a casa
Confira revestimentos que são apostas
Os revestimentos de aspecto artesanal, ou seja, que imitam textura naturais como o sisal, madeira, pedra e elementos da cultura oriental, estão em alta por serem uma boa pedida a quem quer renovar a casa com um material que oferece beleza, praticidade e fácil manutenção.
Segundo Carlos Marianelli, diretor da Compose, rede de revestimentos e porcelanatos de alto padrão, esses materiais têm conquistado arquitetos, designers e consumidores por seu apelo visual. “Em meio a tantas possibilidades, os revestimentos artesanais se destacam por agregar sofisticação e originalidade aos projetos”, destaca.
O empresário conta que, dentre os destaques da loja, estão a Coleção Relevo, inspirada no trançado da planta sisal e que possui efeito tátil e visual; o Porcelanato Emanatura Calcário, da Villagres, que possui acabamento que remete à pedra calcária; a série Palau, da Decortiles, com arabescos inspirados na cultura oriental; e o revestimento Caruá Rosso, inspirado na madeira nativa amazônica de mesmo nome.
MAIS EM DECORAQUI
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.