
O carnaval passou e o ano começou. Com isso, chegou a hora de colocar em prática todas as promessas feitas na virada do ano. Quem colocou como meta uma vida mais saudável, já pode começar a se preparar para mudar a rotina e adicionar novos hábitos para ter um 2025 mais fitness e cheio de qualidade de vida.
Afinal, muito mais do que se manter em forma, realizar exercícios no dia a dia ajuda no envelhecimento saudável e pode prevenir doenças, reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono e o humor. O primeiro passo, então, para adotar um novo estilo de vida é escolher qual atividade será feita.
Sensação da geração Y e Z, segundo o Panorama de Mercado de Atividades de Condicionamento Físico do Sebrae, o setor de academias segue em expansão no país e tornou o Brasil um destaque mundial.
De acordo com o levantamento, o segmento brasileiro apresenta uma taxa de crescimento anual de 13,97%, ou seja, a cada ano que passa, esse modelo de atividade tem crescido e gerado novos adeptos. A demanda, inclusive, é maior por aulas híbridas, equipamentos conectados e serviços de recuperação pós-treino.
Por onde começar?

É claro que toda atividade física requer um acompanhamento profissional. Isso porque, a má execução dos aparelhos dispostos na academia pode gerar lesões graves ao corpo ou atrasar a obtenção dos resultados esperados. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar na preparação:
-
01
Escolha uma boa academia
Antes de tudo, escolher um espaço bem estruturado é muito importante para garantir que tudo será feito com qualidade e de maneira bem acompanhada. Atualmente, diversas academias já contam com uma disponibilidade de exercícios que vão além da musculação tradicional e oferecem novas atividades aeróbicas ou funcionais para diferentes tipos de público.
-
02
Tenha um acompanhamento profissional:
Além de uma boa academia, ter o acompanhamento profissional é o ideal para garantir que os exercícios estão sendo feitos da maneira correta. Muitas academias já contam com professores especializados para auxiliar os alunos e montar treinos de musculação personalizados. Entretanto, caso a sua academia não tenha esses profissionais, também vale contratar um personal trainer.
-
03
Boa alimentação é o caminho
Tudo isso precisa ser acompanhado de uma boa alimentação e rotina de hidratação. Até porque saco vazio não fica em pé, não é mesmo? Por isso, procure um nutricionista que possa montar um plano alimentar de acordo com os exercícios realizados.
Com que roupa eu vou?

E para quem já deu check em todos os pontos da lista e só está faltando a roupa de ir, a coluna do Clube A Gazeta preparou uma lista de itens que podem deixar a imagem ainda mais bonita na rotina de exercícios. Cores vibrantes e chamativas sempre fizeram parte das tendências para a moda fitness, mas roupas monocromáticas, menos justas e tons mais sóbrios têm ganhado cada vez mais espaço. Entretanto, a dica principal para um bom look se baseia em:
- Conforto
- Funcionalidade
- Versatilidade
Em especial, porque a moda tem procurado por alternativas cada vez mais sustentáveis e a possibilidade de reutilizar essas roupas em outras ocasiões tem chamado a atenção de muitas marcas e consumidores. Para mulheres os blusões tem se destacado, já para os homens, as peças neutras seguem em alta. Confira algumas dicas:
Para as mulheres
Para os homens
Mas não para por aí. Além das roupas, itens como bons tênis, garrafas d’agua e até fones de ouvido, para ouvir música durante o treino, podem ser indispensáveis.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.