Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Dicas do Aquiles

Um CD arrebatador

As dez músicas de "Desse Modo", o sexto disco do compositor, arranjador e pianista Márcio Hallack, revelam um trabalho consistente, com uma sonoridade que encantará os amantes da música instrumental

Publicado em 19 de Janeiro de 2021 às 15:35

Públicado em 

19 jan 2021 às 15:35
Aquiles Reis

Colunista

Aquiles Reis

Márcio Hallack, compositor, arranjador e pianista, está lançando Desse Modo, seu sexto disco (Kuarup)
Márcio Hallack, compositor, arranjador e pianista, está lançando Desse Modo, seu sexto disco (Kuarup) Crédito: Divulgação
Márcio Hallack, compositor, arranjador e pianista, está lançando "Desse Modo", seu sexto disco (Kuarup). Logo ao abrir a tampa, ouve-se “Tudo Que Você Podia Ser” (Lô Borges e Márcio Borges). Depois vêm cinco composições do próprio Hallack, que precedem “Novena” (Milton Nascimento e Márcio Borges), seguidas por outras três composições de Márcio Hallack.
Estas dez músicas revelam um trabalho consistente, com uma sonoridade que encantará os amantes da música instrumental e, principalmente, agradará os ouvidos saudosos do timbre instrumental dos trios que brilharam na música brasileira dos anos 1960.
E foi com a sonoridade dos arranjos de Hallack para o seu trio – ele ao piano, Enéas Xavier no baixo acústico e Esdras Ferreira, o Neném, na batera –, e também com o brilho de participações especiais, que reouvi o som mágico de décadas atrás, atualizado com o que há de mais apurado em harmonia, melodia e suingue convincentes.
O arranjo para a música de Lô e Márcio Borges, tocado só pelo trio, vem com um sentido rítmico diferente daquele que Milton Nascimento consagrou ao gravá-la em 1972: assim era nos anos 1970, assim é nos anos 2020.
“Desse Modo” e “To Ron” são homenagens de Hallack ao compositor norte-americano Ron Miller, sendo que a primeira, além de titular o disco, traz uma bela interpretação de Zé Canuto no sax. Já na segunda, o arranjo brilha no virtuosismo do naipe de sopros e da guitarra e do violão de Humberto Mirabelli.
Hallack compôs “Dia de Santo Antônio” em tributo a Edu Lobo. O dueto do clarinete de Jorge Continentino, com a flauta em Sol de Mauro Rodrigues, somados ao som do trio, é admirável.
“Valsi” é um tributo a Moacir Santos, em que para ampliar o choro-canção o piano e o trio se ajuntam a um naipe de sopros: trombone (João Machala), trompete (Fredy Alves) e flauta (Jorge Continentino).
“Chorin” é homenagem a Guinga. O piano de Hallack, o clarinete de Cristiano Siqueira Alves e o cello (Hugo Vargas Pilgero) conduzem a levada sem pressa do choro.
Em “Novena” (Milton Nascimento e Márcio Borges), o sax soprano (Chico Amaral), o piano (Hallack), o baixo acústico (Enéias Xavier) e a batera (Neném), conduzem a bela canção.
“Samba do Brecker” é outro tributo, dessa vez ao saxofonista norte-americano Michael Brecker. Breno Mendonça (sax tenor) é quem faz as honras da casa. O samba-jazz brilha com o trio tocando com o alto, amparados que estão por Renato Massa na batera.
Em “Tree”, o trio assume o protagonismo da homenagem a Hermeto Pascoal. O piano inicia; batera e baixo acústico, além de boa música instrumental, vêm com tributos viscerais e arranjos vultosos.
“Brecker no Rio” fecha a tampa, já deixando saudades. O contrabaixista Adriano Giffoi, junto com o sax de Afonso Cláudio, o AC, dão show.
Capitaneados por Márcio Hallack, em dez arranjos notáveis ouviu-se o som de um grupo coeso de músicos, todos empenhados em engrandecer a música e o seu ofício. Disso decorre Desse Modo ser um CD arrebatador.

Aquiles Reis

Aquiles Reis é músico e vocalista do MPB4. Nascido em Niterói, em 1948, viu a música correr em suas veias em 1965, quando o grupo se profissionalizou. Há quinze anos Aquiles passou a escrever sobre música em jornais. Neste mesmo período, lançou o livro "O Gogó de Aquiles" (Editora A Girafa)

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Rio Branco-ES x Rio Branco VN, pela Copa Espírito Santo 2026
Rio Branco vence xará de Venda Nova na estreia da Copa Espírito Santo
O prefeito Tiago Rocha nomeou Alice Oliveira Cipriano para a Secretaria de Governo e Comunicação um dia após exonerar o marido dela, investigado por violência psicológica contra uma procuradora do município.
Prefeito nomeia mulher de secretário exonerado por violência psicológica no ES
Imagem de destaque
Sopas e cremes proteicos: 10 receitas para uma dieta equilibrada

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados