Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Infraestrutura

Presidente da Vale otimista com solução para ferrovia no ES

O executivo participou, nesta sexta-feira (17), do Pedra Azul Summit, evento organizado pela Rede Gazeta e almoçou com Casagrande no Palácio Anchieta

Publicado em 18 de Outubro de 2025 às 03:00

Públicado em 

18 out 2025 às 03:00
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho

Pedra Azul Summit 2025
Gustavo Pimenta, presidente a Vale, no Pedra Azul Summit 2025 Crédito: Carlos Alberto Silva
O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, está otimista com a solução do imbróglio ferroviário que impacta diretamente as pretensões do Espírito Santo sobre a questão. O executivo participou, nesta sexta-feira (17), do Pedra Azul Summit, evento organizado pela Rede Gazeta. A mineradora está em conversas com o governo federal sobre as renovações antecipadas das estradas de ferro Vitória-Minas e Carajás. Caso haja um acordo, a Vale colocará alguns bilhões no caixa do governo federal, uma parte disso, cerca de R$ 2 bi, virá para a EF 118, projeto de ferrovia entre Vitória e Rio de Janeiro.
"As conversas estão andando, estou otimista com uma solução", disse Pimenta sem dar mais detalhes.
Pimenta almoçou, na própria sexta-feira, com o governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta. Além da moqueca, o prato principal foi a questão ferroviária. "O debate não está parado, várias reuniões estão acontecendo e o objetivo é fechar isso o quanto antes. O governo federal quer levar o projeto da EF 118 ao TCU (Tribunal de Contas da União) ainda em outubro, se sair o acordo com a Vale, fica mais fácil. O presidente da Vale entendeu e se disse disponível para auxiliar. A conversa foi boa, ele se mostrou interessado em ajudar a resolver as questões apresentadas", disse Renato Casagrande à coluna.

Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Ciclista de 14 anos morre atropelado por carreta na BR 101 em São Mateus
Dinheiro apreendido na Operação Clean, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (Ficco/ ES)
Gari flagrado com R$ 300 mil no ES é peça-chave em operação com prisões
Mulher é agredida pelo marido em Vila Velha
Jovem é agredida e torturada durante horas pelo marido em Vila Velha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados