Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Agronegócio

Ásia é fundamental na expansão do café conilon

O consumo no continente maispopuloso do mundo aumentou cerca de 25% na última década, muito em função do café solúvel

Publicado em 27 de Novembro de 2025 às 03:00

Públicado em 

27 nov 2025 às 03:00
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho Abdo Filho
Agronegócio 5.0: Fazenda Três Marias, em Linhares, aposta em tecnologia, como uso de sensores, além de integração floresta, lavoura de café, milho coco, frutas e milho e criação de gado. Negócio é administrado por Leticia Lindenberg
Plantação de café conilon em Linhares, Norte do Espírito Santo Crédito: Fernando Madeira
O Brasil é o segundo maior produtor de café conilon do mundo e caminha para, até o final da década, ultrapassar o Vietnã. O Espírito Santo, apesar de responder por apenas 0,5% do território brasileiro, é responsável por 70% do conilon produzido no país. Trata-se da principal cultura do nosso agronegócio, estando em mais de 60 mil propriedades. Portanto, qualquer ligeira mexida no ponteiro mundial do conilon tem enorme impacto na economia capixaba. E é justamente isso o que vem acontecendo nos últimos anos.
Muito embora 2025 esteja sendo de forte queda nas exportações na comparação com 2024, é necessário lembrar que o ano passado foi completamente fora da curva (o mundo todo veio buscar café aqui por causa das quebras de safra em sequência na Ásia) e que estamos ainda muito acima das exportações registradas em 2023, que foi um ano bom para a cafeicultura capixaba. Uma das mais importantes explicações para o que está acontecendo atende pelo nome de Ásia, continente que abriga 4,9 bilhões de pessoas, cerca de 60% da população mundial. Índia e China, gigantes da economia e da demografia, puxam a fila. Importante dizer que o consumo de café vem avançando por lá nas últimas décadas. Na China, a tradição é beber chá.
“O consumo global do conilon cresce cerca de 3% ao ano, ritmo maior que o do arábica (na casa de 2%). A expansão é impulsionada pela Ásia, onde o consumo aumentou cerca de 25% na última década, muito em função do café solúvel. A Europa segue o mesmo caminho, com as indústrias de cápsulas e blends, que exigem a incorporação de mais conilon", explicou Juliana Quintela, Analista de Produtos de Commodities da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, que vem ao Estado participar da Feira Internacional do Café Conilon, em Jaguaré, Norte do Espírito Santo (vai até sábado, 29). "O Espírito Santo é o principal polo e um modelo mundial de produção. A cadeia está organizada, produz com qualidade e entrega padronização, que é fundamental para a compra em larga escala”.
Desde setembro de 2024, contratos de conilon são negociados pela B3. Quintela reforçou a necessidade de, em um mercado cada vez mais internacional, a cadeia estar por dentro dos serviços financeiros prestados. "É uma das commodities com maior destaque global hoje. Esse avanço exige mais gestão de risco e o uso de operações financeiras para proteção (cambial, por exemplo)".

Abdo Filho

Abdo Filho Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Acidente envolvendo caminhão deixa carro destruído em Vila Velha
Carreta perde força em ladeira, atinge dois carros e tomba em Cariacica
Por que alguns casais competem em vez de torcer um pelo outro?
Quando o amor encontra a inveja: por que alguns casais competem em vez de torcer um pelo outro?
Imagem de destaque
Inteligência artificial da dona do ChatGPT se rebela e faz ataque hacker: preocupante ou golpe publicitário?

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados