
O banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, um dos mais hábeis homens de negócios do Brasil, virá ao Espírito Santo nesta quarta-feira (11). Pela manhã, estará em Cariacica, na Rodovia do Contorno, inaugurando o centro automotivo da Sertrading, uma das maiores plataformas de comércio internacional do país, comprada, no início do ano passado, pelo BTG. Trata-se de uma área de 1,5 milhão de metros quadrados que terá, de início, capacidade para armazenar 20 mil carros ao mesmo tempo. A Sertrading, que, em 2023, teve o quinto maior faturamento entre as empresas com atuação no Estado, R$ 10 bilhões, aposta firme na continuidade do Espírito Santo como uma das principais portas de entrada e saída do comércio internacional brasileiro, mesmo depois da reforma tributária.
A vinda de Esteves à inauguração tem o objetivo de mostrar a importância do Estado para o ecossistema da Sertrading, mas a visita dele ao Espírito Santo tem objetivos um pouco maiores. Estão previstas, para a tarde de quarta (o evento de Cariacica será pela manhã), rodadas de conversas do banqueiro com investidores graúdos do banco em solo capixaba e com eventuais parceiros em novos projetos. Ele está de olho em algo específico? "É completamente agnóstico. Está sempre atento às boas oportunidades", assinalou um executivo que acompanha de perto a formatação da agenda.
O BTG é dono da Sertrading, que, embora pouco conhecida fora das rodas do comércio internacional, já possui, como dito acima, um dos maiores faturamentos entre as empresas com atuação no Espírito Santo. O banco também fez investimentos bilionários em três termelétricas que possuía no Estado - uma em Viana e duas em Linhares -, vendidas, no final do ano passado, para a Eneva por alguns bilhões de reais. Além disso, os fundos imobiliários da instituição têm investimentos em galpões logísticos do Estado.
Esteves tem interesses de sobra no Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.