Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

ArcelorMittal Tubarão e ES Gás fazem acordo para uso de dutos

A Arcelor negociou o insumo diretamente com a portuguesa Galp e vai remunerar a distribuidora pelo uso da infraestrutura de dutos

Publicado em 18/04/2023 às 19h38
Alto-forno 3 da ArcelorMittal em Tubarão
Alto-Forno 3 da ArcelorMittal, em Tubarão. Crédito: Divulgação/ArcelorMittal

ArcelorMittal Tubarão e ES Gás assinaram acordo para que a siderúrgica utilize a rede de distribuição de gás da companhia. Trata-se do primeiro contrato não-térmico dentro do mercado livre de gás formalizado pela ES Gás. Nesta modalidade, o contratante (no caso a Arcelor) pode negociar o insumo diretamente com o supridor de sua preferência, remunerando a distribuidora pelo uso da infraestrutura de dutos.

A siderúrgica receberá gás da portuguesa Galp Energia e usará a rede de distribuição da ES Gás para que o insumo chegue às suas instalações. O combustível será usado no Alto-Forno 3, mais novo e já adaptado. O volume contratado da ArcelorMittal é de 260 mil m³/dia.

No final do ano passado, Arcelor e ES Gás chegaram a fechar um acordo de três meses para fornecimento de gás, mas acabou não tendo segmento. Há tempos que a produtora de aço vinha em busca de um fornecedor de gás, mas enfrentava dificuldades. A intenção é substituir o carvão e acelerar a transição energética. Segura do suprimento, o conglomerado já disse que fará investimentos para adaptar os fornos 2 e 3, que hoje só recebem carvão.

Para Antonio Fernando Cesar Filho, diretor de Operações da ES Gás, “o mercado livre de gás oferece mais liberdade aos consumidores, o que favorece o ambiente de negócios à medida que garante que sigam seu planejamento energético na aquisição do insumo, contratando a concessionária para o uso de sua rede de distribuição. É um movimento natural de um mercado aberto que estamos aptos a atender.”

Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos, destacou a busca pela transição energética. “A empresa está focada em promover a evolução contínua dos seus processos ambientais, incluindo a meta de ser carbono neutro até 2050. O gás natural, que é um combustível de transição, será utilizado junto com o carvão, agora em menor quantidade, no Alto-Forno 3 da empresa”. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.