Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Atenção

Ambiente de negócios melhora no ES, mas nem tudo vai tão bem

O Indicador de Ambiente de Negócios da Findes monitora o desenvolvimento do Estado. São avaliados: Gestão Pública, Infraestrutura, Capital Humano e Potencial de Mercado

Publicado em 28 de Novembro de 2025 às 03:00

Públicado em 

28 nov 2025 às 03:00
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho

Espírito Santo - investimento estadual
Crédito: Carlos Alberto
Lançado em 2019 pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) monitora o andamento do desenvolvimento socioeconômico do Estado. São avaliados quatro grandes eixos: Gestão Pública, Infraestrutura, Capital Humano e Potencial de Mercado. Para chegar às notas são analisadas 12 categorias e 42 indicadores. Em sua sétima edição, a nota média estadual (vai de zero a dez) ficou em 5,36. Em 2019, era de 4,08, portanto, um crescimento médio anual de 4,7% ao ano. Estamos avançando, mas é importante olhar para os detalhes.
A Gestão Pública recebeu nota 5,92, Infraestrutura ficou com 5,82, Capital Humano com 5,24 e Potencial de Mercado, aqui que mora o maior desafio, estacionou em 4,47. Em 2019 as notas eram as seguintes: Infraestrutura, 4,52; Capital Humano, 3,76; Gestão Pública, 3,61; e Potencial de Mercado, 4,43. Avançamos em tudo, menos em Potencial de Mercado. Mas o que exatamente significa isso? É o tamanho da população capixaba? Conta, mas não é só isso.
Os economistas da Findes analisam vários indicadores antes de dar a nota geral do Potencial de Mercado: média dos investimentos do BNDES; operações de crédito por município; diversidade econômica; patentes; trabalhadores nas ocupações de ciência e tecnologia; trabalhadores nos setores da economia criativa e inovação; crescimento médio do PIB nos últimos três anos; PIB per capita; proporção entre grandes e média empresas por micro e pequenas empresas; e razão de dependência e renda média dos trabalhadores formais. Uns indicadores vão melhor e outros vão pior, mas o fato é que, no conjunto disso tudo, estamos andando de lado. Portanto, este é o grande tema a ser enfrentado por prefeituras, Estado, setor produtivo e sociedade como um todo.
Os especialistas afirmam que o Espírito Santo precisa se planejar, entender o tamanho do desafio e apostar firme na diversificação e no aumento da complexidade da sua economia. A indústria tem um papel fundamental nisso aí. Movimentos como o da Suzano, que passou a fabricar papel tissue (para higiene pessoal) no mesmo complexo que sempre produziu apenas celulose e da ArcelorMittal, que pretende construir uma linha de galvanizados e um laminador de tiras a frio em Tubarão, são fundamentais nesse processo. Os dados de inovação, de patentes e de quantidade de trabalhadores nas áreas de ciência e tecnologia mostram que, também nesta área, ainda há um enorme campo a ser conquistado pela economia capixaba. 

Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
A vítima de voyerismo filmada na própria casa para vídeos sexuais: 'Não consigo mais dormir'
Imagem BBC Brasil
Você deve confiar em conselhos de saúde de um chatbot de IA?
Manoella Mello - 12.jan.26/Globo
Campeã do BBB 26, Ana Paula Renault estreia nova temporada do Saia Justa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados