Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Água de reúso: vencedora do leilão da Cesan quer usina de dessalinização no ES

A gigante europeia GS Inima levou o leilão realizado na B3, nesta quarta-feira (17), e está acompanhando de perto outros dois grandes projetos de saneamento no Espírito Santo

Publicado em 17/01/2024 às 18h40
Leilão da PPP de água de reúso da Cesan, na B3, em São Paulo
Leilão da PPP de água de reúso da Cesan, na B3, em São Paulo. Crédito: Divulgação/STEPHAN SOLON

A GS Inima, gigante espanhola que, ao lado da brasileira Tubonews, venceu o leilão da Cesan para a operação da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) de Camburi, trata o certame desta quarta-feira (17), na B3, como o pontapé inicial de seus negócios no Espírito Santo. A tacada, por ora, mais ousada da companhia europeia (de capital sul-coreano) é a intenção de construir uma planta de dessalinização, de grande porte, no litoral do Espírito Santo.

Em 12 de dezembro passado, a empresa protocolou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) junto à Cesan apresentando o seu projeto. Provocada, a companhia de saneamento estadual colocou para andar o chamamento público. O edital da usina de dessalinização deve ser publicado no mês de fevereiro. A ideia inicial é que a usina tenha capacidade para converter 1,1 mil litros por segundo, o suficiente para abastecer, com água potável, 550 mil pessoas, portanto, uma cidade do tamanho da Serra, a maior do Espírito Santo. Ainda não se sabe onde a unidade será construída.

A GS Inima também está acompanhando a tramitação da parceria público-privada (PPP) para operar o saneamento de 43 cidades do Estado, em bloco único, que a Cesan deve levar ao mercado no segundo semestre deste ano.

"Estamos muito felizes com o resultado do leilão. Está entrando no Espírito Santo uma empresa que quer continuar investindo no Estado, que acompanha de perto essa evolução. Enxergou um Estado equilibrado, com credibilidade e uma companhia de saneamento que quer fazer acontecer, que está se modernizando", assinalou Munir Abud, presidente da Cesan.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.