Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Suzano tem negociações avançadas para fazer fábrica de fertilizantes no ES

Gigante do papel e da celulose tem conversas adiantadas com empresa especializada e anúncio oficial deve sair em breve. Unidade de R$ 60 milhões ficará em Aracruz

Publicado em 17/01/2024 às 03h50
Fábrica da Suzano, em Aracruz
Fábrica da Suzano, em Aracruz. Crédito: Fernando Madeira

A Suzano, gigante do papel e da celulose, está perto de anunciar a construção de uma fábrica de fertilizantes em Aracruz, Norte do Espírito Santo, bem ao lado de suas unidades produtoras de celulose. A companhia tem conversas adiantadas com uma fabricante de fertilizantes que será parceira no negócio. O investimento ficará na casa dos R$ 60 milhões. Serão 300 empregos na construção e 150 na operação. O anúncio oficial é esperado para breve.

A coluna apurou que a unidade atenderá as plantações da Suzano em Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. O que sobrar será vendido nos mesmos estados. A fábrica receberá os insumos por Portocel, o terminal inclusive já pediu ao Iema a alteração de sua licença de operação para poder receber os produtos a granel.

Em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer ganho de eficiência faz diferença. A Suzano fez as contas e chegou à conclusão de que é mais barato produzir o fertilizante utilizado em suas plantações de eucalipto (que é a origem da fibra da celulose) do que comprar o produto fora. O Espírito Santo foi o escolhido para receber o empreendimento por conta do ambiente de negócios e da logística disponível: porto, ferrovia e rodovias.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.