Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Leilão na B3: PPP de água de reúso da Cesan atrai empresas locais e nacionais

Cinco empresas e consórcios apresentaram propostas e estão aptas para a disputa marcada para a próxima quarta-feira, na bolsa de valores de São Paulo

Publicado em 14/01/2024 às 03h50
O famoso Penicão,  estação de tratamento de esgoto da Cesan em Jardim Camburi, será desativada
O Penicão, estação de tratamento de esgoto da Cesan, em Jardim Camburi, será desativado. Crédito: Vitor Jubini /Arquivo AG

O leilão da Cesan para a contratação da empresa que será responsável pela operação da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) da região de Camburi, marcado para quarta-feira (17), na B3, promete ser disputado. Cinco empresas e consórcios apresentaram propostas e estão aptas para a disputa. O prazo para a apresentação de propostas acabou na quinta-feira (11).

Todas as participantes são empresas nacionais, sendo que há consórcio formado por companhias capixabas. A vencedora do leilão vai investir R$ 240 milhões na construção da estrutura, que começa a funcionar em 2026. O prazo de concessão é de 30 anos. Além de tratar o esgoto de 164 mil moradores de Vitória e Serra, o ganhador do leilão terá de entregar o produto final do tratamento, a chamada água de reúso, na porta da ArcelorMittal Tubarão. A água de reúso não é própria para consumo humano, mas é ideal para fins industriais.

A Epar de Camburi terá capacidade instalada para fornecer 300 litros de água de reúso por segundo, a ArcelorMittal já se comprometeu a comprar 200 litros por segundo e pode aumentar a demanda.

Este tipo de contratação é uma nova frente de negócios dentro da Cesan. A PPP que envolve a ArcelorMittal é a primeira a sair do papel, Vale e Suzano também negociam contratos com a estatal do saneamento em termos semelhantes. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.