Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Saneamento

PPP bilionária da Cesan terá Vitória à frente de blocão com 43 cidades

A princípio, a ideia era fatiar as 43 cidades em três ou quatro blocos, mas um estudo feito pela FGV apontou que o ideal é fazer apenas um, liderado por Vitória

Publicado em 08 de Setembro de 2023 às 03:50

Públicado em 

08 set 2023 às 03:50
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho

Estação de tratamento Mulembá
Estação de Tratamento de Esgoto Mulembá, em Vitória Crédito: Carlos Alberto Silva
A nova parceria público-privada da Cesan deverá reunir em um só bloco os 43 municípios atendidos pela estatal capixaba do saneamento que ainda não têm PPPs em funcionamento. Hoje, a Cesan tem parceria com a empresa Aegea para tocar as operações de Serra, Cariacica e Vila Velha. A princípio, a ideia era fatiar as 43 cidades em três ou quatro blocos, mas um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas apontou que o ideal é fazer apenas um, liderado por Vitória.
"O projeto está sendo debatido, entrará em consulta pública, ainda pode haver mudança, mas, hoje, o mais provável é um bloco só. Fizemos muitos estudos, fica difícil sustentar economicamente outros blocos sem a presença de Vitória", explicou Munir Abud, presidente da Cesan.
O investimento total que será feito por esta PPP será de 1,7 bilhão nos 24 anos de contrato, sendo que R$ 1,025 bi serão aportados nos sete primeiros anos. Serão atendidos 966 mil habitantes - 371 mil serão incluídos no sistema de esgotamento sanitário até 2033.  Pelo projeto, a Capital terá 95% de seu esgoto tratado em 2033. A expectativa é de que o leilão, que será realizado na B3, aconteça em junho do ano que vem.

Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Derrota histórica de Lula, vitória da oposição, tensão com Senado: como imprensa internacional noticiou rejeição a Messias
Imagem de destaque
Shakira antes de Copacabana: estrela já fez show a R$ 5 em Uberlândia e foi jurada da Banheira do Gugu
Vitória foi a primeira cidade do Estado a iniciar a vacinação em crianças
Doenças respiratórias: vacinação é essencial para a prevenção

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados