Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Infraestrutura

Decreto do saneamento libera Cesan para fazer PPPs em 43 cidades do ES

Uma das principais mudanças instituídas é o fim do limite de 25% para a participação de Parceria Público Privada (PPP) em concessões de saneamento

Publicado em 06 de Abril de 2023 às 03:50

Públicado em 

06 abr 2023 às 03:50
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho

Estação de tratamento Mulembá
Estação de tratamento de esgoto Mulembá, no bairro Joana D'Aarc, Vitória Crédito: Carlos Alberto Silva
Uma das principais mudanças impostas pelo decreto, assinado nesta quarta-feira (05) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alterando o Marco do Saneamento é o fim do limite de 25% para a participação de Parceria Público Privada (PPP) em concessões de saneamento. Assim, uma estatal como a Cesan poderá repassar ao setor privado fatias maiores do serviço (a totalidade, inclusive). O contrato continua sendo entre a empresa pública e uma cidade, mas a operação é tocada por uma empresa privada. É a famosa PPP.
"A expectativa é atrair mais dinheiro privado. A regra anterior limitava em 25%, este limitador foi retirado, facilitando novas PPPs. No caso da Cesan, o caminho fica livre para tocarmos o nosso projeto e fechar parcerias com o setor privado em mais 43 municípios", afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud, que esteve em Brasília participando da cerimônia de assinatura do decreto.
Pelas contas da estatal, as empresas que assumirem investirão R$ 1,1 bi na ampliação do sistema nos primeiros dez anos. O objetivo é fazer os leilões, na B3, em março do ano que vem. As 43 cidades, incluindo Vitória, serão divididas em cinco ou seis blocos. A intenção é que empresas diferentes assumam a operação dos blocos. Os recursos privados virão para que a Cesan consiga dar conta da meta de 90% do esgoto e 99% da água tratados e distribuídos em todas as 43 cidades até 2033, como prevê o Marco do Saneamento.
O presidente da Cesan já havia anunciado a decisão da diretora executiva de fazer as PPPs, mas a possibilidade de judicialização, antes do novo decreto, estava no radar.    
Na visão de especialistas no setor, ao retirar o limitador de PPPs, o governo federal, ao mesmo tempo que fez um aceno ao setor privado, deu sobrevida a muitas estatais.

Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Rua de Itapoã, em Vila Velha, ganhu as cores da Seleção em clima de Copa do Mundo
Clima de Copa: rua de Vila Velha ganha as cores do Brasil com pintura gigante
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião Ministerial
Lula pede para seleção do Brasil “jogar com a alma” na Copa do Mundo
Vini Jr
Brasil deve jogar com tempo bom neste sábado na estreia na Copa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados