> >
Nuvem rolo se forma e chama atenção de moradores em Guarapari

Nuvem rolo se forma e chama atenção de moradores em Guarapari

Fenômeno é muito semelhante à nuvem “glória da manhã”. Instituto Climatempo deu uma ampla explicação sobre a rara formação; veja detalhes

Publicado em 3 de abril de 2020 às 20:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nuvem diferente chamou atenção de moradores de Guarapari
Nuvem diferente chamou atenção de moradores de Guarapari. (Internauta | A Gazeta)

Uma nuvem diferenciada chamou a atenção dos moradores de Guarapari, na Grande Vitória, nesta sexta-feira (3). O nome dado a esse tipo de nuvem é "nuvem rolo", muito semelhante à nuvem “glória da manhã”. Ambas são consideradas raras.

De acordo com o Instituto Climatempo, elas podem atingir mil quilômetros de comprimento e de 1 a 2 quilômetros de largura. A nuvem rolo pode se deslocar com velocidade de até 60 km/h, o que provoca rajadas de ventos.

O Climatempo explica que esta nuvem se forma em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície e é considerada uma nuvem baixa. Detalha, ainda, que a nuvem rolo tem uma grande extensão horizontal, pequena amplitude vertical e a forma de um tubo. Em geral, aparece destacada do restante de nebulosidade e pode vir em bandos de várias nuvens paralelas.

PARECE ROLAR

O Climatempo explica que o que chama atenção é que a nuvem rolo parece rolar lentamente em torno de um eixo horizontal. "A nuvem rolo é tecnicamente do gênero stratocumulus. Como está na forma de um rolo e desprendido de qualquer outra nuvem, é da espécie volutus", detalhou.

O fenômeno se forma pela combinação de ventos em altitudes diferentes e soprando em direções contrárias por uma grande área, que dão o formato de rolo. Se formam no choque de massas de ar com temperaturas e teor de umidade diferentes.

"Seu movimento pode induzir ventos moderados a fortes, mas a nuvem rolo não produz rajadas e nem provoca chuva. Vai se desfazendo à medida que o contraste de umidade e de temperatura enfraquece", finalizou o instituto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais