> >
Alagamentos, quedas de árvores e morte: os impactos da chuva no ES

Alagamentos, quedas de árvores e morte: os impactos da chuva no ES

Também houve o registro de destelhamento de casas e de acumulados superiores a 100 mm apenas em uma cidade; um homem morreu eletrocutado em Rio Bananal, na região Norte

Publicado em 25 de outubro de 2022 às 19:32- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Chuvas
Moradores de Vitória ficam "ilhados" durante chuva. (Fernando Madeira)
Maria Fernanda Conti
[email protected]

O temporal que atinge o Espírito Santo desde o início da tarde desta terça-feira (25) deixou rastros de prejuízos em diferentes cidades. Houve alagamentos tanto na Grande Vitória quanto nas regiões Norte e Serrana, que ainda registraram queda de árvores, destalhamento de casas e até a morte de uma pessoa.

Somente em Ibiraçu, município na região Norte, foram registrados mais de 100 mm de chuva em 24h, segundo boletim extraordinário da Defesa Civil Estadual atualizado às 17h desta terça-feira. Outras cidades que também tiveram intercorrências foram Aracruz, Rio Bananal, Santa Teresa, Serra e Vitória

CIDADES COM MAIORES ACUMULADOS DE CHUVA NAS ÚLTIMAS 24H

  • Ibiraçu - 100,08 mm
  • Aracruz - 57,69 mm
  • Conceição da Barra - 39,04 mm
  • João Neiva - 37,69 mm
  • Santa Leopoldina - 34,81 mm
  • Viana - 27,93 mm
  • Rio Bananal - 23,80 mm
  • Santa Maria de Jetibá - 19,88 mm
  • Cariacica - 16,35 mm
  • São José do Calçado - 16,20 mm

IBIRAÇU

Alagamentos, quedas de árvores e morte: os impactos da chuva no ES

A chuva no município de Ibiraçu começou por volta das 14h e durou cerca de 40 minutos – o suficiente para deixar pelo menos quatro bairros alagados. As ruas de Ericina, Residencial, Campagnaro e Centro ficaram debaixo d'água, segundo a Defesa Civil Municipal. Até o momento, não houve registro de desabrigados ou desalojados.

Na manhã desta quarta-feira (26), a Defesa Civil de Ibiraçu disse que está sendo realizado o trabalho de limpeza em pontos da cidade. Restou lama nos locais onde os alagamentos foram registrados. A reportagem de A Gazeta apurou que há três pontos interditados na cidade por conta de uma obstrução em manilhas no bairro Campagnaro. Essas áreas estão isoladas, e, segundo a Defesa Civil Municipal, será necessária a troca do material.

Chuva forte deixa ruas alagadas em Ibiraçu
Chuva forte deixa ruas alagadas em Ibiraçu. (Leitor | A Gazeta)

RIO BANANAL

Além das rajadas de vento e a destruição que atingiu Rio Bananal, também no Norte, um jovem morreu eletrocutado na cidade devido ao temporal. Segundo apuração da TV Gazeta Norte com a Defesa Civil Municipal, Bruno Pagoto Santana, de 23 anos, estava trabalhando quando tentou pular uma cerca energizada e acabou atingido pela descarga elétrica. A ocorrência aconteceu no bairro Panorama.

Um vídeo feito por um morador (veja abaixo) registrou o momento em que o vento forte arrancou as telhas de uma casa.

ARACRUZ

Vídeos enviados por leitores de A Gazeta mostram ruas tomadas e carros que ficaram parcialmente encobertos pela água em Aracruz, na região Norte. Segundo a Defesa Civil do município, há confirmação de alagamentos nos bairros do Centro e Bairro de Fátima. Nas imagens é possível ver a área perto do Mercado Municipal e da Rodoviária alagada (veja abaixo).

Em nota, a Prefeitura de Aracruz informou que a água já escoou, e que está finalizando uma projeto para licitar obras de macrodrenagem e sanar com o problema de alagamentos no local.

Nesta quarta-feira (26), a Defesa Civil de Aracruz disse que, em 36h, o município registrou um acumulado de 67 mm de chuva. Como a previsão do tempo ainda é de chuva ao longo do dia, o órgão reforça que toda a população, principalmente aquelas que moram em áreas de riscos, fiquem atentas e, ao primeiro sinal de perigo, deixem suas casas e busquem abrigo junto de amigos e familiares mais próximos. O telefone para emergências é o (27) 99963-0321.

VITÓRIA

As principais vias da Capital capixaba também registraram alagamentos durante à tarde. Pedestres e motoristas ficaram "ilhados" sobretudo nos bairros Enseada do Suá e Praia do Suá, assim como na Avenida Marechal Campos, altura de Bairro de Lourdes.

Moradores de Vitória ficam "ilhados" durante chuva(Fernando Madeira)

SANTA TERESA

Em São João de Petrópolis, distrito do município de Santa Teresa, na região Serrana, diversas árvores foram derrubadas com a força do temporal. A vegetação caiu sobre fios de energia, que foram ao chão junto de troncos e galhos. Devido ao incidente, a ES 080, que liga o município a Colatina, acabou interditada.

O trabalho de desobstrução da via terminou por volta das 20h, quando a rodovia foi totalmente liberada, conforme a Prefeitura de Santa Teresa.

A empresa Luz e Força Santa Maria informou que, ao todo, 300 unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. Foi montada uma força-tarefa com 30 profissionais, que atuaram para que o serviço fosse retomado na comunidade. Os trabalhos duraram até 1h, desta quarta (26), quando a energia foi restabelecida.

SERRA

Motoristas que passavam pelo bairro Jardim Limoeiro, na Serra, no início da noite, também tiveram dificuldades para circular pela região. Houve ainda registros de alagamento na altura de Colina de Laranjeiras e do Parque Residencial Laranjeiras. 

ÁGUIA BRANCA

Uma chuva de granizo caiu sobre o município de Águia Branca, na região Noroeste do Estado. Segundo informações iniciais da prefeitura do município, as áreas mais atingidas são no interior e produtores rurais acionaram a Defesa Civil, avisando dos prejuízos causados pelas pedras de gelo nas lavouras.

Errata Atualização
26 de outubro de 2022 às 12:19

Após publicação desta matéria, nesta quarta-feira (26) as prefeituras de Ibiraçu, Santa Teresa, Rio Bananal e Aracruz passaram atualizações sobre os impactos do temporal nos municípios. O texto foi atualizado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais