> >
Torres de apoio em obras de barragens da Vale desabam em Minas Gerais

Torres de apoio em obras de barragens da Vale desabam em Minas Gerais

Estruturas do sistema preparatório para obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da Vale, tombaram na sexta-feira (12). Segundo a mineradora, não havia trabalhadores no local

Publicado em 14 de novembro de 2021 às 12:33

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

Duas torres do sistema preparatório para obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da Vale, tombaram na manhã desta sexta-feira (12) em Minas Gerais. Segundo a mineradora, não houve feridos e não havia trabalhadores no local no momento da queda.

A Vale também afirmou, em nota, que as torres não atingiram as barragens e que não houve alteração em suas condições de segurança. A empresa também disse que a área foi isolada e que os órgãos competentes foram informados.

"As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)", complementou a mineradora.

Vereadores de BH visitaram barragens Forquilhas, em Ouro Preto, para avaliar impactos em caso de rompimento
Em 2019, vereadores de Belo Horizonte visitaram barragens Forquilhas, em Ouro Preto, para avaliar impactos em caso de rompimento. (Divulgação | CMBH)

Um dos motivos apontados para o ocorrido, segundo o UOL, seriam os fortes ventos que atingiram a região. As barragens Forquilhas I e II, da Mina Fábrica, ficam entre as cidades de Ouro Preto e Itabirito, localizada no Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

Ambas as barragens estão em nível 2 de emergência, o que significa que há uma anomalia com potencial comprometimento de segurança da estrutura, classificada como "não controlada" ou "não extinta", necessitando de novas inspeções especiais e intervenções.

Em nota, a Agência Nacional de Mineração afirmou que, junto aos órgãos de segurança, defesa e regulação do estado de Minas Gerais, realizou uma vistoria após o incidente para verificar a segurança das barragens. A agência confirmou que não houve vítimas ou rompimento das barragens.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais