> >
STJ afasta o governador Wilson Witzel do cargo no Rio de Janeiro

STJ afasta o governador Wilson Witzel do cargo no Rio de Janeiro

Vice Cláudio Castro assume o cargo. Segundo informações do Bom Dia Rio, da TV Globo, a determinação faz parte de uma investigação sobre supostos desvios nos contratos emergenciais para a Covid-19

Publicado em 28 de agosto de 2020 às 06:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel
Wilson Witzel foi afastado do cargo no Rio de Janeiro. (Eliane Carvalho/Governo do RJ)

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo informações do Bom Dia Rio, da TV Globo, a determinação faz parte de uma investigação sobre supostos desvios nos contratos emergenciais para a Covid-19.

Na mesma decisão, o STJ expediu mandados de prisão contra o Pastor Everaldo, presidente do partido de Witzel, o PSC, e contra o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, o capixaba Lucas Tristão. Ainda segundo informações do Bom Dia Rio, o mandado de prisão contra o Pastor Everaldo já foi cumprido. Policiais federais seguem em diligências para o cumprimento de outros mandados.

MANDADO DE PRISÃO CONTRA CAPIXABA

Lucas Tristão é advogado capixaba e secretário de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro
Lucas Tristão foi exonerado do cargo em junho. (Luis Simpson)

Uma das pessoas que teve o mandado de prisão expedido, o advogad capixaba Lucas Tristão era considerado o braço direito de Witzel. Lucas foi um dos alvos da Operação Placebo, deflagrada em maio para apurar fraudes e desvios nos gastos emergenciais na área da saúde na administração estadual. Em junho, após uma série de atritos com deputados estaduais do Rio e suspeitas a respeito do relacionamento com um empresário alvo da Polícia Federal, a exoneração dele do cargo foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial no dia 03 daquele mês.

MANDADOS DE PRISÃO

  • Pastor Everaldo, presidente do PSC;
  • Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico;
  • Sebastião Gothardo Netto, médico e ex-prefeito de Volta Redonda.

MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO

  • Helena Witzel, primeira-dama;
  • André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Alerj);
  • Marcos Pinto da Cruz, desembargador.

OPERAÇÃO PLACEBO

A Operação Tris in Idem é um desdobramento da Operação Placebo, deflagrada em maio, que apurava um suposto esquema de desvios de recursos públicos destinados ao combate ao coronavírus no Estado fluminense.

A Procuradoria-Geral da República afirma ter provas que colocam Witzel "no vértice da pirâmide" dos esquemas de fraudes investigados no Rio.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais