> >
Petrobras: sindicato obtém direito de participar do comitê sobre Covid-19

Petrobras: sindicato obtém direito de participar do comitê sobre Covid-19

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), seu filiado, obteve na Justiça o direito de ter representantes no comitê criado pela estatal para adotar medidas de combate à Covid-19

Publicado em 3 de abril de 2020 às 16:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Petrobras reduz preço da gasolina e diesel nas refinarias
Sindicato obtém direito de participar do comitê da Petrobras sobre medidas adotadas contra a Covid-19. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), seu filiado, obteve na Justiça o direito de ter representantes no comitê criado pela estatal para adotar medidas de combate à Covid-19. A decisão foi determinada pelo juiz Marcelo de Mourão, da 19ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Caso não cumpra a determinação, a Petrobras será multada em R$ 500 mil por dia, informou a FUP.

A decisão garante que pelo menos um terço do comitê seja formado por sindicalistas do Sindipetro-NF. Terão ainda poder de voz e veto nas reuniões, "bem como acesso a toda a documentação, tanto a já produzida pelo comitê como por produzir", afirma o juiz.

A decisão destaca que o setor de petróleo e gás foi considerado essencial pelo governo e não pode ser interrompido, e lembra que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) assegura a participação de trabalhadores nas organizações de saúde e trabalho.

A FUP informa ainda que vem solicitando a participação nos comitês há duas semanas, mas que a Petrobras tem recusado essa participação, o que levou a entidade e seus sindicatos filiados a entrarem com ações públicas na Justiça, o que deverá decorrer em novas decisões.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais