Ícone - Publicado em Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 21:19

Homem acusado de homicídio e tentativa de estupro é detido no ES

Um homem suspeito de homicídio e tentativa de estupro foi detido nesta quinta-feira (11), na região de Santa Isabel, em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, a corporação recebeu uma denúncia de que o indivíduo, que não teve a identidade divulgada, estaria escondido em um sítio da localidade.

A corporação também informou que ele era investigado por participar de homicídio por motivo fútil e mediante emboscada, além de ocultação de cadáver. Além disso, informações davam conta de que o indivíduo teria tentado um estupro contra um menor de idade em um terreno próximo, segundo a PM.

O suspeito foi localizado pelas equipes quando roçava um terreno, tendo em um primeiro momento resistido, somente cedido às ordens policiais após perceber que estava cercado. Ele foi algemado e conduzido ao departamento policial.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Polícia Civil informou, em nota enviada na manhã desta sexta-feira (12), que o homem de 52 anos foi conduzido à Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante, "onde teve um mandado de prisão cumprido em seu desfavor. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional".

Atualizado há 3 meses
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 16:54

Acidente entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em Vitória

Duas pessoas se feriram em um acidente entre um carro e uma moto na Praia do Canto, em Vitória
As duas vítimas feridas estavam na motocicleta e foram levadas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue). (Leitor | A Gazeta)

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta na tarde desta terça-feira (16) na Avenida Saturnino de Brito, no bairro Praia do Canto, em Vitória. As vítimas, que eram ocupantes da moto, foram atendidas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/ 192) e encaminhadas ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue).

A Guarda Municipal de Vitória foi acionada e informou que, após o atendimento às vítimas, as faixas da via foram liberadas e o trânsito voltou a fluir normalmente. Logo depois, uma equipe do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar assumiu a ocorrência. A reportagem de A Gazeta pediu mais detalhes à corporação. Quando houver retorno, o texto será atualizado.

Nayra Loureiro
Estagiária / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 15:58

Criminosos furtam 60 sacas de café, caminhão e motosserras em Boa Esperança

Um produtor rural teve 60 sacas de café, duas motosserras e um caminhão furtados por suspeitos na localidade de Córrego Cinco Voltas, em Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo. O crime aconteceu na noite do último domingo (14), por volta das 20h30.

A vítima relatou à Polícia Militar ter visto um veículo de carroceria rondando a propriedade. Os suspeitos levaram as sacas do café pilado, um caminhão Mercedes-Benz branco e motosserras da marca Stihl e Husqvarna. Buscas foram feitas na região, mas ninguém foi localizado.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Polícia Civil orientou a vítima a registrar um boletim de ocorrência para que o caso seja investigado. Quem tiver informações sobre os criminosos pode ajudar pelo Disque-Denúncia, no telefone 181, ou através do site disquedenuncia181.es.gov.br.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 15:10

Sem fila e pelo SUS: paciente com câncer pode agendar consulta em Vitória

Novo centro oncológico da Santa Casa de Misericórdia de Vitória tem 90% dos atendimentos voltados a pacientes do SUS
Centro oncológico da Santa Casa de Misericórdia de Vitória tem 90% dos atendimentos voltados a pacientes do SUS. (Santa Casa de Misericórdia de Vitória/Divulgação)

Pacientes com câncer podem agendar consulta e conseguir atendimento de graça em Vitória — e sem enfrentar uma longa espera. O centro oncológico da Santa Casa de Misericórdia, inaugurado no ano passado, tem 90% dos atendimentos voltados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

No local, que fica na Avenida Vitória, anexo à Pró-Matre, são realizadas consultas multidisciplinares em oncologia clínica e sessões de quimioterapia, rápida e prolongada.

O imóvel conta com 6 consultórios médicos, 1 consultório multidisciplinar para apoio psicossocial, 15 boxes para sessões de quimioterapia de longa permanência, 3 leitos e 5 cadeiras para infusões rápidas e medicações de curta permanência. No total, são realizadas cerca de 700 sessões de quimioterapia por mês.

Segundo informações da Santa Casa, praticamente não há filas de espera para consultas em oncologia clínica e oncohematologia no momento.

“Basta procurar o serviço presencialmente, levando os exames de imagem que apontem a suspeita ou a confirmação de câncer, para o cadastro, triagem e agendamento”, informou a administração, por meio de nota.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 12:09

Dupla quebra câmera de Guaçuí e prefeitura vai à Justiça cobrar prejuízo

Videomonitoramento de Guaçuí é danificado e prefeitura vai cobrar prejuízos a vândalos
Videomonitoramento de Guaçuí é danificado e prefeitura vai cobrar prejuízos a vândalos. (Polícia Civil )

Dois homens de 29 e 28 anos foram identificados pela Polícia Civil após quebrarem uma câmera do sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Guaçuí, na Região do Caparaó do Espírito Santo, na madrugada da última terça-feira (9). A corporação disse que a administração municipal vai cobrar judicialmente pelo dano causado, estimado em R$ 7 mil.

Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos do crime contou que no dia dos fatos estava sob efeito de álcool e outras drogas. Ele alegou que somente depredou a câmera, mas não levou o equipamento. O outro envolvido, foi identificado, mas ainda não foi localizado para poder prestar depoimento. Os investigados poderão responder pelo crime de dano ao patrimônio qualificado, com pena de até três anos de prisão.

Sobre o caso, a prefeitura disse que os suspeitos vandalizaram e furtaram uma câmera de segurança do município. “As imagens foram registradas e entregues mediante boletim de ocorrência à Policia Civil. A prefeitura de Guaçuí está aguardando o fechamento do inquérito para tomar as devidas providências”, disse o município em nota.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 11:53

Governo do ES vai selecionar projetos de combate às drogas nas escolas

Palácio Anchieta
Palácio Anchieta. (Ricardo Medeiros)

O governo do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd), vinculada à Secretaria de Estado do Governo (SEG), e da Rede Abraço, lançou o Edital de Boas Práticas Pedagógicas — Educação e Prevenção sobre Drogas, que vai selecionar 30 projetos de combate às drogas nas escolas.

Serão selecionados projetos de professores e profissionais da educação que exercem trabalho de prevenção ao uso de álcool e drogas dentro das salas de aula nas redes municipal, estadual e federal. Cada iniciativa selecionada receberá até R$ 10 mil.

Serão dois editais. O primeiro, de Práticas Pedagógicas, já está com inscrições abertas. O cadastro pode ser feito com envio da documentação de forma digital para o e-mail [email protected] ou via e-Docs, dentro de “Grupos e Comissões”, destinatário “Comissão de Seleção – Edital de Seleção de Práticas Pedagógicas, até as 18h do dia 27 de maio. O edital de Boas Práticas será lançado em breve.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 11:49

Integrantes do PCV são detidos com arma de facção criminosa em Alegre

Integrantes do PCV são detidos com arma de facção criminosa em Alegre
Integrantes do PCV são detidos com arma de facção criminosa em Alegre. (Divulgação/ Polícia Militar )

Dois jovens acabaram detidos pela Polícia Militar em Alegre, na Região do Caparaó do Espírito Santo, com arma e drogas, na tarde da última segunda-feira (15). Segundo a PM, a corporação recebeu denúncias anônimas de que os suspeitos de integrarem a facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV), que saíram de Cariacica, estavam no Morro do Querosene, no município. Os indivíduos não tiveram seus nomes divulgados

A PM informou que os homens seriam suspeitos de uma tentativa de assassinato no último sábado (13) contra um desafeto, também envolvido no tráfico de drogas. No local, um dos suspeitos, ao perceber a presença da polícia, tentou fugir pelos fundos de uma casa, mas foi pego. Durante a fuga, ele jogou fora um revólver calibre 32, com seis munições intactas. O suspeito, disse a polícia, já foi detido em novembro de 2023 com uma submetralhadora.

O outro suspeito foi encontrado na entrada de um beco porções de maconha e crack pronto para comercialização. Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Regional de Alegre. A Polícia Civil disse que o indivíduo de 26 anos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao sistema prisional, e o de 20 anos foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Como não pagou a fiança estipulada pela autoridade policial, foi encaminhado ao sistema prisional.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 10:50

Carreta carregada com sacos de trigo tomba em Rio Bananal

Carreta carregada com sacos de trigo tomba e interdita pista no Norte do ES
Carreta interditou a pista na região da Serra do Sangali, em Rio Bananal. (Viviane Maciel)

Uma carreta carregada com sacos de trigo tombou e deixou a pista na região da Serra do Sangali, em Rio Bananal, totalmente interditada na manhã desta terça-feira (16). À repórter Viviane Maciel, da TV Gazeta, o motorista do veículo, de 33 anos, que não quis ser identificado, contou que perdeu o controle da direção na descida da serra, ao fazer uma curva. Ele teve apenas ferimentos no braço.

Ele também relatou à repórter que saiu com a carga de Vila Velha e seguia sentido Rio Bananal, para o depósito de um supermercado da cidade. O trânsito no local foi liberado por volta das 7h. Ainda não há previsão para a retirada da carreta do local. 

Mariana Lopes
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 09:46

Greve na Ufes: portões seguem bloqueados em Vitória; restaurante funciona

Em decorrência do movimento grevista dos professores, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) segue com os portões fechados no campus de Goiabeiras, em Vitória, pelo segundo dia consecutivo. Após a manifestação realizada na manhã de segunda-feira (15), o acesso à instituição continua bloqueado nesta terça (16), como informou a Administração Central da Ufes.

Segundo a administração, está impedida a entrada de pedestres e veículos no campus e estão suspensas as atividades acadêmicas e administrativas. Apenas funcionários e servidores que trabalham no Restaurante Universitário (RU), servidores, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Experimental de Vitória e funcionários das agências bancárias podem acessar o local, passando pelo portão Norte, situado em frente ao Hospital Meridional, na Avenida Carlos Gomes de Sá.

A reivindicação é para 22,71% de reajuste, dividido em três parcelas iguais em 2024, 2025 e 2026. Já o governo federal propõe reajuste zero para este ano, e dois reajustes de 4,5% em 2025 e 2026. Os professores também cobram a equiparação dos benefícios e auxílios com os dos servidores do Legislativo e do Judiciário.

Após reunião entre a reitoria da Ufes e representantes do movimento grevista, foi definido que o RU, que havia sido fechado na segunda, funcionará entre 11h30 e 12h30 para almoço e das 17h30 às 18h30 para jantar. “Com o funcionamento do RU de Goiabeiras, o fornecimento de refeições no restaurante de Maruípe também será mantido, no horário das 11h30 às 12h30”, informou a Ufes, indicando que os alunos que vão almoçar ou jantar no RU de Goiabeiras também deve acessar o local pelo portão Norte.

Até o momento, segundo a Ufes, nos campi de AlegreMaruípe e São Mateus, os acessos estão liberados e as atividades acadêmicas e administrativas estão mantidas.

João Barbosa
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 09:32

Marido agride mulher com celular e ameaça esquartejá-la na Serra

Um homem de 37 anos foi preso após agredir a esposa com um celular e ainda ameaçar esquartejá-la, na última segunda-feira (15), em Jardim Limoeiro, na Serra. A própria vítima contou aos policiais que levou uma pancada na cabeça com um celular. 

Conforme o boletim de ocorrência, os militares foram chamados pela mulher, de 35 anos. Ela contou que estava em casa com o marido, com quem se relaciona há seis anos, quando uma discussão começou devido a um celular. Foi nesse momento que o suspeito pegou o aparelho e bateu na cabeça da vítima, fazendo a ameaça em seguida.

O agressor foi detido e levado para a Delegacia Regional da Serra, onde a ocorrência foi registrada. Em nota, a Polícia Civil informou que o suspeito "foi autuado em flagrante por ameaça e por praticar vias de fato. Como não pagou a fiança estipulada pela autoridade policial, ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV)".

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 09:06

Chuva continua? Nova frente fria chega nesta semana ao Espírito Santo

Primavera começa com chuva, vento e frio na Capital
Primavera começa com chuva, vento e frio na Capital . (Fernando Madeira)

Os últimos dias foram marcados por sol entre nuvens e chuva em algumas regiões do Espírito Santo, mas será que o tempo vai continuar instável? O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que uma nova frente fria vai intensificar as precipitações no Estado a partir de quinta-feira (18).  

  • Terça-feira (16): presença da umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuvas entre a Grande Vitória e a Região Norte. Ao longo do dia, previsão de chuva esparsa na Região Serrana e nas demais áreas do Extremo Norte. Poucas nuvens e calor nas demais áreas do Espírito Santo, sem expectativa de chuva. Os ventos diminuem no trecho litorâneo;
  • Quarta-feira (17): previsão de chuva na madrugada e manhã entre a Grande Vitória e a Região Norte, com tendência de tempo aberto nos demais horários. Poucas nuvens e calor nas demais áreas do Estado, sem expectativa de chuva. O vento sopra com até moderada intensidade pelo Litoral Sul;
  • Quinta-feira (18): previsão de sol e calor em todo o Estado até o final da manhã. A partir da tarde, áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria provocam pancadas de chuva na Região Sul e em parte da Serrana. À noite, as tempestades avançam pelas demais áreas da Região Serrana, no Noroeste e na Grande Vitória. A força dos ventos aumenta, podendo soprar com até moderada intensidade entre o Litoral Sul e o Metropolitano;
  • Sexta-feira (19): tempo fica instável devido à passagem da frente fria pelo litoral. Previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões. Os ventos sopram com moderada intensidade, podendo ocorrer algumas rajadas em trechos do território capixaba.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 09:04

Bombeiros buscam por jovem de 19 anos que sumiu no mar em Guarapari

Um jovem de 19 anos, que não teve o nome divulgado, desapareceu após entrar no mar na Praia do Ulé, em Guarapari, na tarde do último domingo (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, buscas pelo rapaz foram feitas no mesmo dia em que ele sumiu e também na segunda-feira (15), sem êxito.

Antes da chegada dos Bombeiros, guarda-vidas já estavam realizando buscas em três pontos diferentes da região. A equipe local e a equipe de mergulho dos militares continuarão as buscas nesta terça-feira (16).

Atualizado há 6 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 08:42

Atos golpistas: PF cumpre mandados de busca e apreensão no ES

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16), a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os ataques ocorridos em 8 de janeiro do ano passado, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos.

Ao todo, foram expedidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espirito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 08:16

Aposta simples de Baixo Guandu fatura mais de R$ 4 milhões na Lotofácil

Lotofácil - Loterias Caixa
Apostador de Baixo Guandu começou a semana com a sorte grande. (Shutterstock)

A sorte passou pelo Noroeste do Espírito Santo: um apostador de Baixo Guandu acertou os 15 números da Lotofácil e faturou R$ 4.149.683,97 no concurso 3079 da Caixa Econômica Federal, cujo sorteio aconteceu na última segunda-feira (15). A aposta foi simples, com uma só cota, e realizada pela internet.

Os números sorteados foram: 01, 02, 04, 05, 06, 07, 08, 10, 12, 13, 14, 16, 18, 24 e 25.

Outras seis apostas feitas no Espírito Santo faturaram uma grana no mesmo concurso. Moradores de Cachoeiro de ItapemirimGuarapariSerraVila Velha e de Vitória vão levar R$ 1.985,15 para casa, após realizarem apostas simples.

Júlia Afonso
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 07:56

Carreta tomba e deixa motorista ferido em São Domingos do Norte

CORREÇÃO: Após publicação desta nota, A Gazeta fez contato com a família do motorista ferido no acidente e corrigiu a idade do homem, que, na verdade, tem 32 anos. A versão anterior deste texto informava, erroneamente, com base em nota da Polícia Militar, que ele tinha 45 anos. O texto foi corrigido.

Um motorista de 32 anos ficou ferido após a carreta que ele conduzia tombar na zona rural de São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo, na tarde de segunda-feira (15). Em imagens recebidas pela reportagem da TV Gazeta é possível observar que o veículo estava carregado com um bloco de granito. 

A Polícia Militar foi acionada e informou que o condutor da carreta foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) e encaminhado a um hospital de Colatina. De acordo com a esposa do motorista, ele teve apenas arranhões no braço e no rosto, e já recebeu alta hospitalar. 

Atualizado há 6 horas
Mariana Lopes
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de abril de 2024 às 06:22

'Virou tendência criminosos do ES se esconderem no RJ', diz Ricas

A escolha do estado do Rio de Janeiro com rota de esconderijo para diferentes criminosos do Espírito Santo virou uma tendência nacional, segundo o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas. Em entrevista para A Gazeta, o chefe da pasta explicou que a prática se tornou comum pela facilidade de se esconder nas comunidades cariocas. 

"Desde há algum tempo a tendência é que criminosos daqui e de outros lugares se escondam no Rio de Janeiro. Isso a gente está vivendo com muita frequência. O Marujo estava lá, dois dos Irmãos Vera e temos a informação que o terceiro deles [Irmãos Vera] também está lá", completou o secretário. 

Apesar de ser comum, a ida não é gratuita, com taxas pagas aos ''donos'' do território onde se escondem. Além da transição financeira, ocorre também a troca de informações. "Isso aí facilita-se acesso à droga, armas e aos modo de operação dos criminosos do Rio de Janeiro. Então essa é uma situação extremamente grave e preocupa todos os secretários de segurança do país. Foi o objeto de discussão na última reunião do Conselho do Secretário de Segurança do Brasil, o último Consesp", analisou o chefe da Sesp.

Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 15 de abril de 2024 às 20:49

Acordo garante funcionamento de restaurante durante greve na Ufes

Greve dos professores da Ufes
Greve dos professores da Ufes: acesso ao campus de Goiabeiras ficou fechado na manhã desta segunda (15). (Ricardo Medeiros)

Em reunião nesta segunda-feira (15), o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e a vice-reitora, Sonia Lopes, discutiram com representantes do comando de greve da Associação dos Docentes (Adufes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) medidas relacionadas à paralisação dos professores. Entre os acordos estão a manutenção do funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e o pagamento de auxílios estudantis. 

Conforme informações da comunicação da Ufes, embora não haja uma definição do comando de greve sobre a liberação dos portões de acesso ao campus de Goiabeiras, foi definido que serão asseguradas as condições necessárias para o funcionamento do RU de Goiabeiras, das 11h30 às 12h30 (para o serviço de almoço), e das 17h30 às 18h30 (para o jantar). Dessa maneira, o fornecimento de refeições no restaurante no campus de Maruípe também será mantido, das 11h30 às 12h30. Nos RUs dos campi de Alegre e São Mateus, o atendimento será realizado no horário normal.

Durante a reunião, também ficou acertado que a deflagração da greve nesta segunda-feira (15) em todo o país não vai comprometer a concessão dos auxílios estudantis por meio do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), nem o pagamento de bolsas.

Outra definição foi a criação de um grupo de trabalho, formado com representantes da Administração Central da Ufes e do comando de greve, para acompanhar os rumos do movimento, como já vem acontecendo junto aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), em greve desde março.

Ícone - Publicado em Publicado em 15 de abril de 2024 às 20:17

Criminosos roubam armas e tentam arrombar cofre de banco em Itapemirim

Armas e munições são roubadas de agência bancária em Itapemirim
Polícia Militar foi acionada para a ocorrência na manhã desta segunda-feira (15). (Leitor A Gazeta)

Uma agência do Banestes, no Centro de Itapemirim, foi roubada na manhã desta segunda-feira (15). De acordo com a Polícia Militar, duas armas, dois coletes e munições foram levadas pelos suspeitos, que também tentaram arrombar o cofre da agência, sem sucesso.

Nenhum suspeito foi preso até o momento e não há informações sobre como eles entraram na agência bancária. Procurada, a assessoria do Banestes confirmou a tentativa de roubo à unidade de Itapemirim, e informou que o caso seguirá em investigação pelas equipes de segurança pública.

De acordo com a Polícia Civil, o caso segue sob investigação da Delegacia Regional de Itapemirim e, no momento, não há detalhes a serem repassados. A corporação destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181.

Sara Oliveira
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 15 de abril de 2024 às 20:12

Defensoria Pública do ES vai ter novos cargos e aumento de salários

Os deputados aprovaram, em sessão realizada nesta segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa, a criação de 89 cargos comissionados na Defensoria Pública do Espírito Santo. O Projeto de Lei Complementar 10/2024, que recebeu 21 votos favoráveis e dois contrários, também faz mudanças na estrutura administrativa da instituição, cria gratificações, amplia benefícios e eleva os salários dos defensores.

De acordo com o projeto, de autoria do defensor público geral, Vinicius Chaves Araújo, o impacto financeiro total da proposta para este ano é de R$ 10.647.239,76. O valor sobe para R$ 28.568.464,00 em 2025 e para R$ 28.606.272,44, em 2026.

A proposta foi apresentada na Assembleia com o objetivo de alterar a estrutura de gestão e remuneração da Defensoria, de forma a atender melhor a população e reter os defensores nos cargos. Dentro dessa proposta de reorganização, o texto estabelece que os servidores comissionados ganhem entre R$ 2.500 e R$ 12 mil. E a distribuição dos novos cargos será de responsabilidade do defensor público geral.

As mudanças também envolvem a estrutura administrativa da Defensoria, com a criação de novas diretorias, gerências e assessorias na instituição, entre outras modificações. Além disso, o projeto eleva os salários de integrantes do órgão, que hoje recebem entre R$ 16 mil (defensor público substituto) e R$ 24 mil (defensor público superior titular). O PLC aumenta esses valores e estabelece subsídios entre R$ 24 mil e R$ 35 mil.

 O projeto de lei complementar segue agora para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Ícone - Publicado em Publicado em 15 de abril de 2024 às 19:13

Avião voando em 'círculos' chama a atenção de moradores no ES

Voo foi um procedimento padrão realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV)
Aeronave saiu do Aeroporto de Vitória, seguiu para a Serra e depois permaneceu fazendo manobras em alto mar. (Flight Radar 24 | Reprodução)

Uma aeronave voando em círculos intrigou os moradores da Grande Vitória na tarde desta segunda-feira (15). Em sites de monitoramento de voos em tempo real, como o Flight Radar 24, foi possível ver o avião – cujo trajeto aparece na cor amarela ao sobrevoar o continente, e em verde ao passar sobre o Oceano Atlântico. Antes, ele havia passado sobre o aeroporto da Capital capixaba. 

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que se trata da aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao DECEA, responsável, entre outras atribuições, pela aferição dos auxílios à navegação aérea.

A aeronave utilizada foi um Legacy 500 – denominado na FAB como IU-50. O modelo é normalmente usado para voos de inspeção e, na prática, atesta se os dados fornecidos pelos equipamentos de auxílios à navegação instalados dentro e fora dos aeroportos estão calibrados.

Questionada, a Zurich Airport Brasil, empresa que administra o terminal aéreo, frisou ainda que o Aeroporto de Vitória funcionou normalmente durante o período e não houve prejuízos aos passageiros.

Aviação
Avião pertencente ao GEIV operou na Grande Vitória nesta segunda (15) . (Divulgação/FAB)
Atualizado há 20 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 15 de abril de 2024 às 15:51

Manifestação na Ufes impede aula de 445 alunos de escola da prefeitura

UFES
Campus da Ufes em Goiabeiras, Vitória. (Ricardo Medeiros)

A manifestação promovida por professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na manhã desta segunda-feira (15) em Vitória, exigindo melhores condições de trabalho e reajuste salarial, também prejudicou alunos da rede municipal de ensino. Com os portões da Ufes fechados, no campus de Goiabeiras, 445 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Experimental de Vitória ficaram sem aulas.

Segundo a Secretaria de Educação de Vitória (Seme), devido à manifestação dos profissionais da instituição federal, estudantes e profissionais da rede municipal não conseguiram entrar no prédio escolar, situado dentro do campus.

Com turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e com alunos com idade entre 6 e 14 anos, a EMEF Experimental já tem data marcada para repor o dia letivo perdido.

“Para garantir a continuidade do processo educacional, os profissionais da escola realizarão planejamento remoto. O dia letivo será recuperado no dia 21 de junho”, informou o órgão.

João Barbosa
Repórter / [email protected]