Fazenda é invadida em São José do Calçado
-
Link copiado
Uma fazenda de propriedade do Governo do Estado, foi invadida pelo Movimento de Reivindicação de Posse de Terras, na manhã desta segunda-feira (12) em São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo.
De acordo com a polícia, a propriedade na zona rural foi invadida por aproximadamente 40 pessoas, que substituíram o cadeado e colocaram uma bandeira de identificação do movimento.
No local, algumas pessoas foram vistas, mas os policiais não conseguiram contato com nenhum proprietário ou representante da fazenda. Os fatos, segundo a polícia, foram registrados e encaminhados ao comando do 3º Batalhão e autoridades responsáveis.
A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) foi procurada pela reportagem e informou que o imóvel está sob a responsabilidade da Prefeitura de São José do Calçado, que detém a posse do terreno desde maio deste ano, quando foi publicada a permissão de uso gratuito em prol do município. A pasta disse ainda que também está ciente da ocupação irregular das terras e que acompanha a situação, junto ao Poder Municipal.
A reportagem procurou a Prefeitura de São José do Calçado e, assim que houver posicionamento, o texto será atualizado.
Sobre o registro dos militares, a Polícia Civil disse que a Delegacia de Polícia (DP) de São José do Calçado instaurou um procedimento para apurar o fato. Não há outras informações, segundo a corporação, a serem repassadas no momento.
Correção: inicialmente a Ufes reconheceu que o terreno ainda estava em processo de devolução ao governo do ES, mas pouco depois se corrigiu, e disse que a área já havia sido devolvida. A Seger, por sua vez, salientou que a posse está com o município.