Denise Coutinho Endringer frisou a importância de ser a primeira mulher, cientista e mãe a ocupar o cargo de reitora
Denise Coutinho Endringer frisou a importância de ser a primeira mulher, cientista e mãe a ocupar o cargo de reitora. Crédito: Divulgação UVV

'É possível conciliar vida de mãe e cientista', diz primeira reitora do ES

Denise Coutinho Endringer ressalta a importância de sua chegada ao cargo, na UVV, para a luta pela igualdade de gênero em funções de liderança

Tempo de leitura: 2min
Vitória
Publicado em 30/04/2023 às 12h41

A professora e pesquisadora Denise Coutinho Endringer se tornou reitora da Universidade Vila Velha (UVV) a partir de abril. Ela é a primeira mulher na história a ocupar esse cargo no Espírito Santo. Dados levantados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontam que pouco mais de 30% das pessoas que ocupam o posto de reitores no Brasil são mulheres.

Em seu discurso na cerimônia de posse, Denise frisou a importância de ser a primeira mulher, cientista e mãe a ocupar o cargo de reitora no Estado para a luta por igualdade e representatividade feminina em cargos de liderança. "A própria presença de uma mulher no cargo de reitora já é um incentivo para que outras possam ver que é possível ser mãe e cientista. É importante destacar que a ciência ainda é predominantemente masculina, e as mulheres enfrentam diversos obstáculos para se destacarem em suas carreiras científicas.", disse. 

Denise Coutinho Endringer

Reitora da UVV

"Ter uma mulher cientista à frente de uma instituição de ensino superior é uma forma de inspirar outras mulheres a seguirem o mesmo caminho e mostrar que é possível conciliar a maternidade com uma carreira de sucesso na ciência"

Denise conta que sua indicação ao posto veio após uma trajetória de entrega de resultados significativos à instituição de ensino. A agora reitora pretende trabalhar para que a UVV esteja em todos os rankings nacionais e globais das universidades.

"Isso significa ter processos muito claros e enriquecer a cultura. Para isso, é preciso conciliar a sustentabilidade financeira, a humanidade e a leveza", aponta. 

A inovação e o incentivo à pesquisa estarão entre as prioridades da reitora. "A inovação parte da produção de conhecimento. Dentro dos processos que vêm sendo implantados, estão disciplinas de empreendedorismo", conta Denise.

Perfil da reitora

A professora e pesquisadora Denise Coutinho Endringer, reitora da Universidade Vila Velha (UVV)
Denise Coutinho Endringer é mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas. Crédito: Divulgação UVV
  • Denise Coutinho Endringer é farmacêutica e pesquisadora CNPq - principal agência de fomento à pesquisa no Brasil
  • É mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas
  • É autora e co-autora de 152 artigos científicos com impacto internacional. 
  • Também integra o Conselho Científico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes)
  • Primeira capixaba a ganhar um prêmio de inovação no AIT Swiss Camp, Venturelab S.A Suiça. 
  • Tornou-se, em abril, reitora da UVV, sendo a primeira mulher na história a ocupar o cargo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
mulher Vila Velha Todas Elas Mulheres UVV Cientistas Ciência

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.