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Publicado em 7 de março de 2025 às 10:19
Consumidores com dívidas com bancos ou instituições financeiras têm a oportunidade de participar até o final de março de um mutirão que vai oferecer condições especiais para que possam regularizar as pendências, como parcelamentos facilitados e descontos. >
O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira está sendo realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com intermédio do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES).>
Mais de 160 instituições financeiras participam da iniciativa, oferecendo descontos no valor total da dívida, parcelamento ou ainda redução das taxas de juros para refinanciamento, conforme sua política de crédito.>
Com o mutirão, os consumidores têm a oportunidade de renegociar dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras.>
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Não poderão ser negociadas dívidas prescritas, contratos que estejam com as parcelas em dia ou que tenham bens como garantia como, veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo.>
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destaca a importância do mutirão para ajudar os consumidores a restabelecerem seu equilíbrio financeiro. >
“Negociar dívidas com as instituições em condições mais flexíveis e vantajosas pode ser um passo essencial para a recuperação da saúde financeira. Além do alívio imediato, iniciativas como essa também desempenham um papel fundamental na promoção da educação financeira”, ressaltou Letícia.>
Para participar do mutirão, o consumidor deverá acessar a plataforma www.consumidor.gov.br e fazer o cadastro parar gerar um login e senha. Nesse momento, o consumidor deve fazer o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. Ao registrar a demanda, no campo "problema", deve selecionar a opção “Renegociação/parcelamento de dívidas”. >
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente os telefones e e-mail para contato, pois esses dados vão facilitar o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Caso o consumidor tenha alguma dificuldade, pode recorrer ao Procon para auxiliá-lo nesse processo de negociação.>
Se houver dificuldades para negociar pelo site, o consumidor pode buscar atendimento presencial na sede do Procon-ES — na Avenida Jerônimo Monteiro, número 935, Centro, Vitória — mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br. Além disso, a unidade do Procon-ES no Faça Fácil Cariacica também está disponível para auxiliar na negociação.>
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