> >
As frutas que podem manchar a pele em contato com o sol

As frutas que podem manchar a pele em contato com o sol

Se a mancha aparecer, a orientação é não expor o local ao sol. E também procurar um dermatologista para iniciar o tratamento a fim de clarear as possíveis manchas

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 09:00

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Maracujá
O maracujá pode causar manchas e até queimaduras na pele quando tiverem contato com o sol. (Shutterstock)

Começou a temporada de sol. E, para aproveitar os dias de verão, é preciso alguns cuidados. Além do uso do protetor solar, é necessário atenção no consumo de algumas frutas que podem manchar a pele em contato com o sol.

Limão, maracujá, morango, abacaxi, kiwi, caju, laranja e tangerina são algumas das frutas que podem causar manchas e até queimaduras na pele quando tiverem contato com o sol. A dermatologista Isabella Redighieri conta que a exposição ao sol após o contato com qualquer fruta ácida e alguns vegetais, provoca manchas na pele com tonalidades marrons.

"As manchas são causadas por uma manifestação alérgica denominada fitofotodermatose e ocorrem principalmente nas mãos, no braço e na boca (locais mais propensos ao contato). O problema pode apresentar desde uma irritação leve até queimaduras mais graves. E as manchas podem ser definitivas".

Bebidas preparadas com o suco delas, como caipirinhas e limonadas, também podem provocar esses danos. "Na verdade, é muito comum que as queimaduras aconteçam após o preparo ou consumo dessas bebidas", diz a médica.

As frutas que mancham são cítricas e ricas em substâncias chamadas furocumarinas. Essa substância ativa reações na pele após o contato com o sol, que causa o processo inflamatório. "As manchas ocorrem nos locais onde houve contato com o alimento", diz Isabella Redighieri.

A médica conta que o resultado podem ser tipo uma inflamação local, avermelhada e depois evoluir para uma mancha acastanhada. "Ou pode ser o outro extremo, com queimaduras mais profundas, formação de bolhas, cicatrizes e manchas mais exuberantes como consequência", explica a dermatologista.

Se a mancha aparecer, a orientação é não expor o local ao sol. E também procurar um dermatologista para iniciar o tratamento a fim de clarear as possíveis manchas. "Não estoure as bolhas, aplique pomadas sem orientação ou se exponha ao sol novamente durante o processo agudo", finaliza Isabella Redighieri.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais