Tudo o que você precisa saber sobre a primeira refeição do dia

A nutricionista e comentarista da CBN Vitória, Roberta Larica, deu algumas orientações para a primeira refeição do dia. Segundo ela, uma escolha errada pode comprometer o funcionamento do organismo durante o dia

Vitória
Publicado em 25/01/2021 às 19h44
Café da manhã, a primeira refeição do dia
Café da manhã, a primeira refeição do dia. Crédito: Pixabay

Seja qual for o horário que você acorda e como lida com a rotina, o café da manhã é extremamente importante, segundo nutricionistas, por ser a primeira refeição do dia. Como é responsável pelo contato inicial do organismo com a alimentação após horas em jejum durante o sono, a refeição exige alguns cuidados.

Determinadas escolhas mudam o comportamento do organismo e podem até comprometer a nossa produtividade durante o dia. É o que explica a nutricionista e comentarista da CBN Vitória, Roberta Larica. Segundo ela, a máxima de "café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo" faz sentido. O ideal é nos acostumamos a comer mais pela manhã e ingerir uma quantidade menor de alimentos antes de dormir.

Roberta Larica

Nutricionista

"A primeira refeição do dia tem uma importância, já que quebra o jejum de algumas horas. O café da manhã é o período em que nosso corpo absorve nutrientes e incentiva nossa performance. Seu organismo vai reagir de acordo com sua escolha"

Ao jornalista Fábio Botacin durante o quadro Boa Mesa CBN, a especialista deu algumas orientações para começar bem o dia e, principalmente, ter fôlego para aguentar a rotina.

  1. A Gazeta - ak5p9n
    01

    Sou obrigado a tomar café da manhã?

    "Depende. Se eu vou trabalhar, preciso de concentração, é muito importante tomar um bom café da manhã, o que reflete na produção. Assim como os filhos que vão para a escola."

  2. A Gazeta - r2kfy3v
    02

    O que devo evitar no café da manhã?

    "Se o café da manhã for recheado de carboidratos refinados, como pão de sal, pão de batata, pão doce, itens tradicionais na mesa dos brasileiros, nossa glicose pode subir muito rápido. Isso gera uma falta de energia, você pode perder concentração. O mesmo acontece com achocolatado. Colocam muito açúcar no sangue."

  3. A Gazeta - y8q0cwyimw
    03

    Sendo assim, como ter uma boa refeição?

    "Opte por um café da manhã mais proteico. Ovo e tapioca são bons ingredientes. Uma panqueca ou crepioca, até o pão francês misturado com ovo, podem ser úteis. Frutas também devem ser evitadas, já que possuem açúcar. Banana com mel, por exemplo, não é saudável. Aumentam nossa glicemia."

  4. A Gazeta - 93whzuzyhgd
    04

    Devo comer algo antes de fazer exercício ao acordar?

    "Caso queira fazer um exercício físico logo pela manhã, opte por comer algo leve na ida. Um pedaço de queijo, castanhas, um iogurte. Na volta, tome um belo café da manhã. Assim você segue bem para o seu dia. Não há necessidade de tomar um grande café antes do exercício."

  5. A Gazeta - cdl5simfa
    05

    Posso fazer jejum ao acordar?

    "Existe um protocolo, são variadas as formas de jejum, que é uma maneira de controlar doenças, por exemplo. Não é errado acordar e fazer um jejum. Se você procura o jejum, busque um especialista para que não tenha problemas. É importante saber o que você vai comer depois para quebrar o tempo sem se alimentar."

  6. A Gazeta - puwbi95z
    06

    Devo escolher entre a clara e a gema no café da manhã?

    "Coma os dois. Gema não aumenta colesterol. Pode fazer ovo mexido, ovo cozido. Só tenha cuidado com a gordura, não use muito para preparar. As grávidas, por exemplo, devem comer dois ovos por dia. É um alimento muito importante."

CONFIRA MAIS DICAS SOBRE O CAFÉ DA MANHÃ:

Alimentação cbn cotidiano cbn vitoria Roberta Larica Alimentos Comportamento

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.