> >
Como falar com as crianças sobre notícias ruins

Como falar com as crianças sobre notícias ruins

Como devemos proteger as crianças das notícias dos últimos dias: das tragédias, da violência, das mortes? Será que é melhor não tocar no assunto?

Publicado em 17 de fevereiro de 2019 às 15:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nós, expectadores desses acontecimentos, lidamos de maneira distanciada com as notícias. Mas as crianças estão na sala, ouvindo a TV, observando como reagimos e, principalmente, aprendendo a lidar com elas. (Pixabay)

*Bianca Martins

Como devemos proteger as crianças das notícias dos últimos dias: das tragédias, da violência, das mortes? Será que é melhor não tocar no assunto?

A resposta para sua pergunta é bem simples: não devemos proteger ninguém da vida. Ela é assim, um mosaico de acontecimentos. Alguns felizes, outros tristes, perturbadores, devastadores... Françoise Dolto, uma das pioneiras no cuidado das emoções de crianças muito pequenas, disse a seguinte frase em sua entrevista para as páginas amarelas da Revista Veja no ano de 1979, na oportunidade em que veio ao Brasil para uma conferência: "A criança sabe tudo!". Na semana passada uma criança que atendo leu essa frase (a revista fica aberta no meu consultório como um lembrete para mim) e me disse rindo: “Essa notícia é verdadeira. Eu sei tudo”.

Sim, "é verdade esse bilete". A criança sabe! A criança é naturalmente curiosa, ela sorve e absorve o ambiente em que vive por todos os seus poros, por todos os seus orifícios. E mesmo aparentemente desatenta, ela escuta absolutamente tudo. Sente no ar as tensões, as emoções de quem está a sua volta. Ela necessita de palavras para entender o ambiente, para traduzi-lo, para aceitá-lo e para sobreviver física e emocionalmente a ele. E é o seu "próximo apaziguador" (pais e cuidadores), como definiu Freud, que deve oferecer essas palavras norteadoras para esses afetos e emoções apreendidos.

Tenho uma criança em casa e, diariamente, como o texto de Dolto adverte, ela me mostra o quanto sabe, mesmo quando não sabe a extensão e a gravidade. Mas anseia saber. E o saber passa pela nomeação.

Os eventos das últimas semanas, o desastre na cidade de Brumadinho, o incêndio que ceifou vidas de adolescentes no "ninho" do Urubu, as chuvas que desabrigam e matam, a queda do helicóptero que provocou a morte do jornalista Ricardo Boechat e do piloto, as violências do cotidiano são acontecimentos que impactam de maneira dramática as vidas de muitas famílias e de muitas crianças.

Nós, expectadores desses acontecimentos, lidamos de maneira distanciada com as notícias. Mas as crianças estão na sala, ouvindo a TV, observando como reagimos e, principalmente, aprendendo a lidar com elas.

Não falar sobre o que acontece é uma forma perversa de furtar a humanidade das crianças. Não falar, não lembrar, não expressar a emoção que emerge, não protege as crianças; protege somente os adultos, pois ter que lidar com as frustrações, as perdas, a consciência de finitude é ter que encarar a nossa impotência.

Recalcar que a vida é tênue, que nossos atos e nossas emoções nos pertencem, não favorece a elaboração das perdas e frustrações que sofremos diariamente. Não nos ajuda nos enfrentamentos dos lutos. É necessário ensinar às crianças a atravessarem seus processos de perdas, de frustrações; nomear o que está acontecendo, ensiná-las sobre causas e efeitos, os impactos e extensões de fatores externos e de seus atos.

Ouvir suas perguntas, respondê-las na medida do que for possível, acolhê-las em suas emoções, auxiliá-las nos ritos de despedida, a buscar ajuda quando não conseguirem lidar com as próprias limitações, promover um espaço de diálogo. Considerá-las gente e ensinar-lhes a "humanizar" a vida.

Meus mais profundos e solidários sentimentos às famílias das vítimas de Brumadinho, dos jovens jogadores de futebol, do valente jornalista Ricardo Boechat e do piloto do helicóptero, Ronaldo Quattrucci, aos desabrigados pelas chuvas, às vidas ceifadas pela violência, pela ausência de cuidado por parte do Estado, por nossas negligências cotidianas.

Este vídeo pode te interessar

*É psicóloga, especialista e mestre pela Unifesp/EPM; psicanalista membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória e Diretora da Clínica Infans

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais