> >
Brechós: um convite ao consumo sustentável com looks cheios de personalidade

Brechós: um convite ao consumo sustentável com looks cheios de personalidade

Além dos benefícios ao meio ambiente, consumir em brechós é dar um up no look com peças atemporais e um valor bem mais acessível

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 14:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
ensaio com peças de brechó da Desapegue
Os modelos Sulamita Marinho  e Victor Pinheiro posam com peças do brechó Desapegue. (Felipe Quintini)

Os brechós ganharam o coração de muitas fashionistas nos últimos anos. A ascensão desse estilo de comprar roupa de forma mais sustentável é uma alternativa ao consumo exagerado e o desperdício causado pela indústria têxtil. Pra se ter ideia do impacto ambiental para produzir uma t-shirt básica de algodão, é gasto cerca de 3900 litros de água.

Julia Bottecchia é uma brechozera assumida e proprietária do brechó Desapegue, em Vitória. Ela conta que a melhor vantagem de consumir roupas de brechó é a contribuição para o meio ambiente. “A indústria da moda está entre as primeiras mais poluentes do mundo. Então, comprando uma peça que já foi produzida ajudamos o meio ambiente porque já foi gasta toda água necessária para produzi-la”, informa.

Aspas de citação

O grande barato do brechó é se conectar com as peças e dar espaços pra coisas novas. No brechó é possível encontrar peças inesperadas, a gente trabalha com o acaso, é dar uma nova oportunidade para essas roupas

Julia Bottecchia
Proprietária do brechó Desapegue
Aspas de citação
ensaio com peças de brechó da Desapegue
Sulamita usa vestido  do brechó Desapegue. (Felipe Quintini)

Apesar da popularização dos brechós e bazares, ainda há pessoas que possuem preconceitos contra as roupas usadas, segundo a proprietária. Entretanto, com o intuito de modificar essa visão, Julia idealizou um ensaio fotográfico com algumas peças de seu brechó. “A ideia do ensaio surgiu para que as pessoas olhassem para as peças com outro olhar. Quando a gente trabalha um ensaio com uma modelo de verdade, cria todo um cenário, cria uma imagem, e a gente acredita que ali as pessoas podem encontrar uma ressignificação”, explica ela,  acrescentando que a beleza do ensaio é de Heyd Tex e o styling, de Aurélio Sathler

ensaio com peças de brechó da Desapegue
Nesse look, a modelo usa top faixa, calça de cintura alta e jaqueta cheia de personalidade. Tudo do brechó Desapegue. (Felipe Quintini)

O resultado final rendeu vários looks versáteis e com muita personalidade, além de valorizar as peças de brechó, que, muita das vezes, possuem uma história por trás dos tecidos e aviamentos. A colunista de moda Fernanda Trindade destaca o potencial das roupas garimpadas quando incorporadas ao nosso dia a dia. “É poder usar peças de qualidade por um preço acessível que talvez não conseguiríamos comprar na loja”.

ensaio com peças de brechó da Desapegue
Victor usa calça de linho do Desapegue. (Felipe Quintini)

Roupas atemporais são fundamentais em qualquer guarda-roupa, independente do estilo, e que podem ser facilmente encontradas em brechós, de acordo com Fernanda. “Peças como blazers, calças de alfaiataria, saias de tecidos mais nobres, como a seda por exemplo, e jaquetas de couro".

Brechós para conhecer e garimpar

O universos dos brechós se expandiu muito com as redes sociais nos últimos tempos. Atualmente, não é preciso nem sair de casa para conseguir garimpar aquela peça atemporal e com uma pegada mais vintage do look do dia. Há uma infinidade de brechós online em todo o país, e basta saber suas medidas para adquirir as roupas. Aqui vão algumas sugestões de brechós para todos os gostos e estilos: 

Ver essa foto no Instagram

referência 01 EDITORIAL METAMÓRFICO ?

Uma publicação compartilhada por brecho? cassis (@brechocassis) em

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais