> >
Confira 5 formas de criar bons hábitos nas redes sociais

Confira 5 formas de criar bons hábitos nas redes sociais

Aprenda cinco maneiras de quebrar a bolha digital, em prol da saúde mental, sem ter que dar 'adeus' ao mundo online

Publicado em 18 de outubro de 2019 às 10:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Algumas contas se preocupam com a sua saúde mental. Alimente seu feed desses conteúdos. (Reprodução/ Instagram @pseudoplutao)

A partir da invisibilidade da quantidade de curtidas nas fotos do Instagram, várias discussões já iniciadas voltaram a ser colocadas em pauta, e entre elas está uma importante: a saúde mental dos usuários. Segundo publicação da  Vogue Portugal, desde que o botão de ‘like’ foi colocado pela primeira vez pelo Vimeo, em 2005 — tendo, em 2009, chegado ao Facebook —  é que as pesquisas começaram a notar a existência de uma relação entre a autoestima das crianças e o número de curtidas de uma publicação. 

Ainda existe um abismo entre a responsabilidade das redes sociais e o bem estar emocional dos usuários. Porém, algumas pessoas tentam mudar essa realidade aos poucos. E é o caso das escritoras Naomi Shimada e Sarah Raphael,  que lançaram o livro "Sentimentos mistos: explorando a vida moderna e a Internet, uma discussão de cada vez",  uma coleção de ensaios e conversas  — da autoria de especialistas do mundo digital,  ativistas e médicos do Serviço de Saúde britânico — sobre como a Internet tem influência nos pensamentos que as mulheres têm de si mesmas.

Naomi e Sarah compartilharam com a Vogue Portugal 5 maneiras de quebrar a bolha digital e construir alguns hábitos online  saudáveis - sem que seja necessário dizer "adeus" as redes. Confira:

TREINE O SEU NÃO JULGAMENTO

Quando o Instagram surgiu, em 2010, a plataforma era usada para a publicação de fotografias da Natureza, de pratos de comida e de férias em locais bonitos — fotografias que poderiam receber um like ou não. 9 anos depois, a rede evoluiu e tornou-se uma verdadeira plataforma de branding pessoal. E com o nascimento dos "influencers", em 2014,  o ato de julgamento se intensificou - já que promovia uma hierarquia entre os 'famosos'  e os 'não famosos'. 

Dessa forma, antes de julgar o outro, tire um tempo para pensar o que está te fazendo tomar aquela atitude ou ter certa reação. 

UMA PESSOA NÃO É O QUE ELA PUBLICA

Segundo uma pesquisa feita por cirurgiões plásticos, uma selfie captada com o braço esticado pode fazer com que o nariz pareça 29% maior. E consequentemente, os aplicativos de edição de imagem oferecem a oportunidade de todos 'acertarem' o que consideram defeitos em si. 

Então, mais uma vez, pense nas suas motivações para tirar essas fotos, se forem espontâneas, e te alegram, continue. Mas, se as selfies servem apenas para alimentar sua ansiedade ou desejo de corrigir 'erros', pare um pouco e reverta esse instinto.  E assim, quem sabe, não ocorra uma melhora na sua autoconfiança? 

 VIAJE COM ATENÇÃO

O Instagram transformou a maneira como viajamos, encontramos praias desertas e descobrimos hotéis ainda pouco conhecidos.  Mas, viajar com atenção ainda é fundamental. Portanto, reflita sobre como está mostrando aquele local aos outros, e também sobre como expõe as pessoas que estão naquele local.  Tente se fazer essa pergunta: "Se eu não pudesse tirar uma foto agora, ainda estaria aqui?" — e se a resposta for não, preste mais atenção a sua viagem.

SE APAIXONE DE VERDADE

Depois de anos mostrando o seu ‘melhor eu’ online,  o feed do Instagram passa a ser algo real e não um local de fotografias criteriosamente selecionadas. Por isso, se começar um relacionamento através dessa plataforma digital, lembre-se que o que vê ali é apenas uma "meia verdade". E que a pessoa com quem estará é a outra metade daquelas "verdades". 

OS EFEITOS POSITIVOS DAS REDES SOCIAIS

Este vídeo pode te interessar

Diversas pesquisas já avaliaram os efeitos negativos que redes sociais têm sobre o sono, a ansiedade, a depressão e o bem-estar físico. No entanto, existem comunidades que promovem a autoestima e o bem estar mental. Portanto, alimente o seu feed com essas contas, e garanta uma melhor experiência nas suas redes. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais