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Publicado em 19 de novembro de 2022 às 13:59
Economia e ESG (sigla para práticas de meio ambiente, social e governança), temas que andam lado a lado, fecharam a programação no segundo dia de Pedra Azul Summit, o encontro de líderes promovido pela Rede Gazeta, iniciado nessa sexta (18). A manhã do sábado (19) começou com o Panorama Econômico, que contou com os economistas Mansueto Almeida, do BTG Pactual, Ana Paula Vescovi, do Santander, e Paulo Hartung, ex-governador do Estado. O trio trouxe possíveis oportunidades ou ameaças para o próximo ano. >
“O Brasil está com a faca e o queijo na mão para fechar um acordo Mercosul-UE. Isso é fundamental para um ganho persistente de renda das pessoas, para melhorar o padrão de vida do país. Isso vai ajudar o país a se integrar ao mundo, a um celeiro de experiências do que já deu certo e o que deu errado. (…) A inflação é um risco. Se a gente não cuidar das contas, a gente não vai conseguir fazer valer nenhuma vertente política. Todo mundo quer viver em uma sociedade igualitária, com menos pobreza e menos insegurança. As oportunidades são imensas, mas não podemos descuidar de preparar o terreno para atrair mais investimentos”, destacou Vescovi.>
Na sequência, o assunto foi ESG, tema em alta e que deve ter uma influência econômica crescente nos próximos anos. O professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC) e mentor de competitividade sustentável, Pedro Lins, e o diretor de Finanças da Globo, Manuel Belmar, trocaram dados, perspectivas e experiências sobre questões de meio ambiente, social e governança.>
“ESG é para qualquer empresa e se baseia em quatro pilares: prosperidade econômica; equidade social; sustentabilidade ambiental; e vitalidade de cultura e governança. Não existe nenhuma empresa centenária que não possui esses quatro pilares”, defendeu Lins sobre as motivações de uma empresa em ser ESG.>
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Já Belmar, além de compartilhar um pouco da jornada da Globo nesta pauta, completou a necessidade de preocupação com o tema ao olhar também para o público. “Precisamos tentar entender, através de um olhar crítico, tudo aquilo que falta fazer e o que podemos fazer com a relevância que nós temos. Precisamos priorizar essas pautas ESG. Além dos acionistas, é importante ouvir os consumidores e os colaboradores”.>
Ao anunciar a data do Summit em 2023 – 27, 28 e 29 de outubro – o diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, elogiou o retorno do encontro à região das montanhas capixabas. “É muito bom voltar ao modelo original do evento, voltar a Pedra Azul. Tudo o que acontece aqui é melhor do que em qualquer outro lugar, porque proporcionamos conteúdo, lazer, e ficamos totalmente desconectados da nossa realidade, imersos na programação”.>
E para fechar com chave de ouro, os convidados puderam curtir um bom momento de integração com churrasco e a boa MPB dos artistas Ivan Lins e Toquinho. Nos vemos na próxima edição do evento empresarial mais tradicional do Espírito Santo.>
O Pedra Azul Summit é uma realização da Rede Gazeta, Grupo Águia Branca e Unimed Vitória. O patrocínio do evento é da ArcelorMittal e do Sicoob-ES.>
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