Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Mundo
  • Foto que mostra pessoas caídas não tem relação com Coronavírus
Passando a limpo

Foto que mostra pessoas caídas não tem relação com Coronavírus

Imagem divulgada nas redes sociais diz que pessoas no chão estão mortas e são vítimas do vírus na China. Informação, porém, é falsa

Publicado em 30 de Janeiro de 2020 às 23:40

Redação de A Gazeta

Publicado em 

30 jan 2020 às 23:40
Foto faz parte de um projeto de arte em memória de vítimas de um dos campos concentração nazista Crédito: Kai Pfaffenbach
Uma foto com várias pessoas caídas na rua, como se fossem vítimas do Coronavírus, na China, circula nas redes sociais. A informação, porém, é falsa. A imagem foi tirada em 2014, na Alemanha, e faz parte de um projeto de arte em memória das vítimas do campo de concentração nazista Katzbach Nazi.
A imagem pode ser encontrada facilmente no site da Reuters (clique aqui para ver). Ela foi tirada pelo fotógrafo Kai Pfaffenbach, em 24 de março de 2014, na cidade de Frankfurt. A foto é uma das peças de um projeto que fez com que as pessoas se deitassem na área de pedestres para relembrar a morte de 528 vítimas de um dos campos de concentração da Alemanha. 
Site da Reuters mostra foto tirada por Kai Pfaffenbach em março de 2014 Crédito: Reprodução/Site Reuters
Nas redes sociais, a foto é compartilhada junto com um áudio narrado por uma voz masculina. Na mensagem, a pessoa diz que recebeu um vídeo de um jornalista alemão que estava na China contando que as pessoas infectadas pelo vírus estão caindo desmaiadas e ficando no chão das ruas.
"Eu acabei de receber um vídeo com áudio de um jornalista alemão que foi na China e fez uma filmagem clandestina e informa que existem milhares de pessoas mortas lá, que elas caem no chão, as ambulâncias estão correndo a cidade ajuntando as pessoas no chão", diz uma parte da mensagem.
O autor do áudio finaliza pedindo que as pessoas espalhem a mensagem e que a situação é extremamente perigosa "Ele (o jornalista) pede para divulgar o vídeo para o mundo inteiro, é uma situação extremamente perigosa no mundo inteiro. A coisa é muito muito sério", termina.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Flávio Bolsonaro e Lula lideram intenções de voto no ES
Quaest: Flávio Bolsonaro e Lula empatam no 1º turno entre eleitores do ES
Mary Del Priore (à esquerda) vai falar no Tribunal de Contas e Helô Pinheiro, no Iate Clube
A "nova velhice" em destaque no dia da visita da eterna Garota de Ipanema ao ES
Imagem de destaque
Dor no joelho? Veja 6 cuidados para aliviar o desconforto

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados