> >
Foto que mostra pessoas caídas não tem relação com Coronavírus

Foto que mostra pessoas caídas não tem relação com Coronavírus

Imagem divulgada nas redes sociais diz que pessoas no chão estão mortas e são vítimas do vírus na China. Informação, porém, é falsa

Publicado em 30 de janeiro de 2020 às 23:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Foto faz parte de um projeto de arte em memória de vítimas de um dos campos concentração nazista. (Kai Pfaffenbach)

Uma foto com várias pessoas caídas na rua, como se fossem vítimas do Coronavírus, na China, circula nas redes sociais. A informação, porém, é falsa. A imagem foi tirada em 2014, na Alemanha, e faz parte de um projeto de arte em memória das vítimas do campo de concentração nazista Katzbach Nazi.

A imagem pode ser encontrada facilmente no site da Reuters (clique aqui para ver). Ela foi tirada pelo fotógrafo Kai Pfaffenbach, em 24 de março de 2014, na cidade de Frankfurt. A foto é uma das peças de um projeto que fez com que as pessoas se deitassem na área de pedestres para relembrar a morte de 528 vítimas de um dos campos de concentração da Alemanha. 

Site da Reuters mostra foto tirada por Kai Pfaffenbach em março de 2014. (Reprodução/Site Reuters)

Nas redes sociais, a foto é compartilhada junto com um áudio narrado por uma voz masculina. Na mensagem, a pessoa diz que recebeu um vídeo de um jornalista alemão que estava na China contando que as pessoas infectadas pelo vírus estão caindo desmaiadas e ficando no chão das ruas.

"Eu acabei de receber um vídeo com áudio de um jornalista alemão que foi na China e fez uma filmagem clandestina e informa que existem milhares de pessoas mortas lá, que elas caem no chão, as ambulâncias estão correndo a cidade ajuntando as pessoas no chão", diz uma parte da mensagem.

O autor do áudio finaliza pedindo que as pessoas espalhem a mensagem e que a situação é extremamente perigosa "Ele (o jornalista) pede para divulgar o vídeo para o mundo inteiro, é uma situação extremamente perigosa no mundo inteiro. A coisa é muito muito sério", termina.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais