> >
Com atraso, boca de urna dá vitória a Luis Arce no primeiro turno na Bolívia

Com atraso, boca de urna dá vitória a Luis Arce no primeiro turno na Bolívia

Na Bolívia, para ser eleito no primeiro turno, é preciso ter 50% mais um voto, ou alcançar 40%, com 10 pontos percentuais de diferença

Publicado em 19 de outubro de 2020 às 10:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
 O esquerdista Luis Arce foi eleito no primeiro turno, com 52,4% dos votos
O esquerdista Luis Arce foi eleito no primeiro turno, com 52,4% dos votos. (Reuters/Folhapress)

O mais confiável instituto de pesquisa da Bolívia, o Ciesmori, depois de horas de atraso, finalmente publicou, às 0h desta segunda-feira (19) no horário local (1h em Brasília), o resultado de sua pesquisa de boca-de-urna.

Ela indica uma vitória em primeiro turno do candidato do MAS, o esquerdista Luis Arce, já num primeiro turno, com 52,4% dos votos, contra 31,5%, de Carlos Mesa. O resultado, se confirmado depois pelos números oficiais, indica que Arce vencerá as eleições presidenciais já no primeiro turno.

Na Bolívia, para ser eleito no primeiro turno, é preciso ter 50% mais um voto, ou alcançar 40%, com 10 pontos percentuais de diferença.

O instituto explicou que o atraso se deu pelo fato de que a amostragem que tinham no horário combinado, às 20h, não estava completa e não apresentava um 95% de votos válidos, com muitos entrevistados que preferiram não revelar seu voto. Com as horas a mais, foi possível concluir a contagem.

A sondagem não é oficial e os resultados finais da eleição precisam esperar a contagem oficial do tribunal, prevista para os próximos dias. Resta ver, nesta segunda, como reagem os integrantes do partido do MAS e o principal opositor, Carlos Mesa.Logo após o anúncio, ouviu-se bombas de comemoração e buzinaços na cidade.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais