ASSINE

Carros seminovos chegam a valorizar até 17% após um ano de uso

Hyundai HB20 é o mais valorizado no Brasil após um ano de uso, segundo pesquisa anual realizada pela Agência Autoinforme

Publicado em 19/11/2021 às 16h29
Hyundai HB20
Um dos destaques é o Hyundai HB20, que alcançou uma valorização de 17,2%, índice mais expressivo registrado em 20 anos de pesquisa. Crédito: Hyundai/Divulgação

Em um ano marcado pelo agravamento na crise dos semicondutores, os seminovos surgiram como opção ao carro zero km. Isso fez com que esse tipo de automóvel também se tornasse mais escasso, contribuindo para a valorização de veículos usados e seminovos no mercado. Reflexo disso está na pesquisa feita pela Autoinforme que define o Selo Maior Valor de Revenda, certificação que lista os carros mais valorizados após um ano de uso.

A pesquisa comparou o preço dos veículos em setembro deste ano com o do mesmo modelo zero km em outubro de 2020 e abrangeu os 126 veículos mais vendidos do Brasil. Um dos destaques fica para o Hyundai HB20, que alcançou uma valorização de 17,2%, índice mais expressivo registrado nos 20 anos em que a pesquisa é realizada, segundo a Agência Autoinforme.

126 MODELOS

FORAM ANALISADOS PELA PESQUISA

Além de todos vencedores das 17 categorias terem anotado índices positivos, dos 126 modelos pesquisados, 101 também registraram valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação.

Segundo o presidente do grupo Contauto, Apolo Figueiredo Rizk, os veículos seminovos seguem em alta, sendo valorizados. E a falta de matéria-prima para a produção de carros novos e o custo de produção está entre um dos principais fatores. Nesse caso, as montadoras diminuem a produção dos modelos e versões de entrada e apostam nos de maior valor agregado.

“É importante lembrar que o fator que norteia os valores dos carros são baseados nos carros zero, portanto este é um ótimo momento para vender o seu seminovo. Temos casos, aqui na Contauto Autocenter, de pessoas que venderam seus carros com dois e até três anos de uso pelo mesmo valor que compraram”, avalia.

Para Rizk, quem pensa em comprar um carro novo, não deve esperar o momento ideal. A tendência é de que este mercado demore muito a normalizar, então a regra é se basear nesse novo momento, vender o seu usado que está valorizado e trocar o veículo de acordo com a sua previsão de verba disponível neste momento”, diz.

O personal car Gabriel de Oliveira também aposta em um “novo normal” em relação à valorização dos veículos seminovos. Para ele, não deve haver uma desvalorização muito grande depois da alta registrada este ano.

“Os carros vão passar a desvalorizar depois dentro da naturalidade. Então, quem quer comprar um carro ou trocar, pode ser o momento. Já com o zero km, há um risco maior de depreciação, desvalorização. Mas é claro que quando falamos de comprar um carro usado ou seminovo todos os cuidados são primordiais, para que a pessoa não faça uma má compra”, avalia.

MAIS VALORIZADOS

Para o diretor da Prime Hyundai, Marcelo Sartório, o motivo do HB20 seminovo estar no topo das valorizações deste ano é justamente pela concepção do produto, focado no consumidor brasileiro, na garantia de cinco anos e valorização do modelo na hora da troca dentro da concessionária.

“É um carro compacto, que respeita espaço interno e não vem ‘pelado’. Desde a sua versão de entrada, já vem com itens de tecnologia que agregam valor ao produto. O mundo inteiro tem sofrido com falta de produtos, mas o HB20 é um dos únicos que não faltou no mercado, o que deixa o consumidor satisfeito. E a garantia de cinco anos, onde o consumidor já sabe se pegar um HB20 com um ano de uso, ele vai ter mais quatro anos de garantia de fábrica”, avalia.

Outro modelo que também se destacou entre os mais valorizados foi a Ford Ranger, picape média que mais se valorizou nos últimos 12 meses, com uma apreciação de 16,1%, a segunda maior entre todos os modelos do mercado, abaixo apenas do Hyundai HB20.

“Esse prêmio tem um significado muito importante para nós, que trabalhamos para melhorar constantemente todos os aspectos do produto, e também para os clientes da Ranger. Porque ele é um reflexo direto da qualidade e do quanto a Ranger é valorizada por quem conhece e usa a picape no dia a dia, no seu trabalho e no seu lazer”, afirma o gerente de Marketing de Picapes da Ford, Antônio Freitas.

Outra marca que também se destacou na lista foi a Fiat, com três modelos. A primeira foi a Nova Strada, que ficou em primeiro na categoria Picape Pequena, com uma valorização de 14,3% no período, sendo a quarta vitória do modelo. O mesmo ocorreu com a Nova Toro, que teve sua quinta vitória na categoria Picape Compacta, com 12,3% de valorização. E o terceiro modelo foi a vitória inédita do Grand Siena, que teve valorização de 12% na categoria Sedã de Entrada.

“A Fiat é a maior vendedora de picapes do Brasil, por isso nossa satisfação com os prêmios, que coroam o trabalho grande que desenvolvemos em prol do cliente”, ressalta o gerente de Picapes e Comerciais Leves da Fiat, Felipe Salum.

CONFIRA OS VENCEDORES "SELO MAIOR VALOR DE REVENDA – AUTOS"

  1. A Gazeta - q44ndn66ul
    01

    ELÉTRICO

    Nissan Leaf: +11,8%

  2. A Gazeta - na0uny7p
    02

    ENTRADA

    Renault Kwid: +14,5%

  3. A Gazeta - s40riknkw
    03

    HATCH COMPACTO

    Hyundai HB20: +17,2%

  4. A Gazeta - w3c9d9c
    04

    HATCH PREMIUM

    BMW Série 1: +12%

  5. A Gazeta - lrm1ci3n
    05

    HÍBRIDO

    Volvo XC40 Hybrid: +13,2%

  6. A Gazeta - t7c5jwudp
    06

    MONOVOLUME/MINIVAN

    Honda Fit: +13,3%

  7. A Gazeta - an7vs2wdl2k
    07

    PICAPE PEQUENA

    Fiat Strada: +14,3%

  8. A Gazeta - sp1r3y
    08

    PICAPE COMPACTA

    Fiat Toro: +12,3%

  9. A Gazeta - pqlwugcal9
    09

    PICAPE MÉDIA

    Ford Ranger: +16,1%

  10. A Gazeta - ao3qcfugn
    10

    SEDÃ ENTRADA

    Fiat Grand Siena: +12%

  11. A Gazeta - bubd2qq8qf
    11

    SEDÃ COMPACTO

    Hyundai HB20S: +15,7%

  12. A Gazeta - jpi2qx
    12

    SEDÃ MÉDIO

    Honda Civic: +12,9%

  13. A Gazeta - 2478a3mv7d8
    13

    SEDÃ GRANDE

    Honda Accord: +4,6%

  14. A Gazeta - llgtjvaogx
    14

    SUV ENTRADA

    Volkswagen Nivus: +10,5%

  15. A Gazeta - svrf1tv0vm
    15

    SUV COMPACTO

    Chevrolet Tracker: +15,9%

  16. A Gazeta - nkh5gejw63
    16

    SUV MÉDIO

    Volkswagen Tiguan: +11,5%

  17. A Gazeta - mkpar39p
    17

    SUV GRANDE

    Toyota SW4: +16,1%

A Gazeta integra o

Saiba mais
Ford Hyundai Toyota Mercado Automotivo Fiat Hyundai HB20 Fiat Strada Fiat Toro Ford Ranger

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.