> >
Caso George Floyd: atletas e clubes capixabas se posicionam contra o racismo

Caso George Floyd: atletas e clubes capixabas se posicionam contra o racismo

Eclodiu uma série de protestos em todo o mundo contra a violência à população negra, após a morte do americano George Floyd por policiais. Capixabas também se manifestaram

Publicado em 1 de junho de 2020 às 19:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Atletas se manifestam contra o racismo
Atletas se manifestam contra o racismo. (Reprodução/Instagram)

Nos últimos dias, as redes sociais se tornaram palco de uma luta intensa contra a discriminação racial, após a morte de George Floyd, um homem, pelas mãos de policiais brancos, em Minneapolis, nos Estados Unidos. O episódio de brutalidade desencadeou uma onda de manifestações anti-racismo por todo o mundo. No Espírito Santo, atletas e clubes se juntaram a milhares de pessoas usando a hashtag #VidasNegrasImportam.

CONFIRA OS PROTESTOS DOS CAPIXABAS

Referência no atletismo, Paulo André, 20 anos, que foi campeão mundial no revezamento 4x100m com o Brasil em 2019, fez postagem com as imagens das manifestações na cidade de Minneapolis.

Atacante do Everton, da Inglaterra, e da Seleção Brasileira, o capixaba Richarlison também postou sobre a morte de Floyd e do menino João Pedro, baleado e morto durante uma operação das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro, no dia 18 de maio.

Ver essa foto no Instagram

??? #enoughisenough #vidasnegrasimportam #JoaoPedro #georgefloyd

Uma publicação compartilhada por Richarlison (@richarlison) em

Clubes do Espírito Santo também entraram nas manifestações 

ENTENDA O CASO

No dia 25 de maio, o americano George Floyd, 40 anos, morreu asfixiado por um policial na cidade de Minneapolis, no Estado de Minnesota, nos EUA. O oficial que fez a abordagem ficou durante 8 minutos e 46 segundos pressionando o pescoço do homem negro com o joelho.

As imagens da brutalidade foram divulgadas nas redes sociais e geraram indignação. Posteriormente, o policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido no dia 29 e responde por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente). Os protestos em diversas cidades nos EUA chegaram ao sexto dia seguido nesta segunda-feira (01).

Este vídeo pode te interessar

Os protestos contaram com incêndios em vários pontos
Os protestos contaram com incêndios em vários pontos em Minneapolis. (Getty Images)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais