> >
Como deixar apartamento alugado a cara do inquilino

Como deixar apartamento alugado a cara do inquilino

Mesmo não sendo dono do imóvel, local também pode revelar personalidade do morador

Publicado em 20 de agosto de 2020 às 12:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Iluminação com trilho pode ajudar a deixar o espaço mais aconchegante e mobílias soltas são mais flexíveis do que os planejados
Iluminação com trilho pode ajudar a deixar o espaço mais aconchegante e mobílias soltas são mais flexíveis do que as planejadas. (Aparecida Borges/Divulgação)

Habitar em um espaço que não te pertence não é sinônimo de viver onde falta personalidade do morador. Profissionais da arquitetura explicam que é possível transformar um imóvel alugado em um ambiente que tenha a cara do inquilino sem precisar fazer modificações abruptas.

Aspas de citação

Muitos tem a ideia de que morar de aluguel é algo de improviso, mas temos que mudar isso

Amanda Daleprane
Arquiteta e consultora de produtos da Composé
Aspas de citação

Ainda de acordo com Amanda, trocar o piso e pintar a parede são investimentos maiores, mas podem fazer a diferença. “A pintura pode mudar a amplitude e dar personalidade ao cômodo”, explica. Porém, é necessário saber se é permitido fazer esse tipo de mudança. 

Se o piso for de cerâmica, não precisaria ser trocado. Segundo a especialista, é possível aplicar o laminado ou vinílico de clique por cima e retirar quando quiser. “Caso não queira investir, tapetes delimitam espaços, trazem conforto e escondem imperfeições”, completa.

Mobiliário

Quem mora de aluguel é passível de mudanças constantes. Por isso, a arquiteta Aparecida Borges sugere mobiliário solto e não os planejados. Ela também orienta que o cliente escolha peças que fiquem boas juntas e separadas. A profissional afirma que já usou de poltrona de pneus a obras de arte. Tudo varia de acordo com o poder aquisitivo e a personalidade do cliente.

Aspas de citação

As peças soltas são o que dão personalidade para o ambiente

Aparecida Borges
Arquiteta
Aspas de citação

Amanda Daleprane afirma que essa é a parte mais delicada do projeto. “É sempre preciso avaliar o espaço. É necessário medir e ir até a loja e pedir orientação aos profissionais”, observa. Ela sugere um tamanho padrão para os móveis. Assim, há mais chances de caber em qualquer casa.

Almofadas, abajures e quadros dão toque especial ao ambiente
Almofadas, abajures e quadros dão toque especial ao ambiente. (Aparecida Borges/divulgação)

Uso de quadros, cartazes e almofadas dão um toque especial ao ambiente. Aparecida Borges sugere o uso de peças pessoais como item de decoração. Ela conta que já emoldurou uma camisa de futebol autografada para um cliente e deixou exposta como um quadro. Para evitar furos na parede, a arquiteta sugere o uso de fitas adesivas mais resistentes.

As cortinas também não ficam de fora. A especialista prefere as de tecido, assim podem ser modificada inúmeras vezes de acordo com a altura da janela de cada casa.

Iluminação e plantas

Um ambiente bem iluminado também dá um toque especial no espaço, segundo Amanda Daleprane. Cores mais quentes, ou seja, mais amareladas, trazem mais aconchego, de acordo com a especialista. Caso o cômodo tenha poucas opções de bocais, ela sugere o uso de trilhos e abajures. 

Este vídeo pode te interessar

As plantinhas estão na moda e com razão. Amanda afirma que, além de trazerem vida ao ambiente, elas são ótimas distrações. “Agora que precisamos ficar em casa devido a pandemia, é uma verdadeira terapia”, finaliza.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais