Expansão imobiliária: as regiões do ES que são as apostas para 2024
Especialistas indicam regiões que devem receber novos empreendimentos e perspectivas de valorização no Estado, além das áreas já consolidadas, principalmente na Grande Vitória
Jockey de Itaparica, em Vila Velha, deve receber novos lançamentos de alto padrão Crédito: Ricardo Medeiros
Em um período marcado pela estabilidade – mas não estagnação – o mercado imobiliário do Espírito Santo mantém sua trajetória de crescimento, abrindo novas áreas de expansão e consolidando aquelas que já estão em evidência. Prova disso é que Vitória, Serra e Vila Velha continuam na dianteira do desenvolvimento desse setor, liderando tanto em lançamentos quanto em unidades em construção. >
Dados do Censo mais recente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES) mostram que as três cidades, juntas, somam mais de 1.400 unidades lançadas no primeiro semestre de 2023, totalizando 13.338 unidades em construção no mesmo período.>
Portanto, é de se esperar que essas áreas continuem recebendo novos empreendimentos, principalmente no ano que vem. Segundo o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Eduardo Fontes, há projetos em aprovação e para serem aprovados para lançamentos em Vitória nos bairros Jardim Camburi, Bento Ferreira e Enseada do Suá. Outras áreas que têm despertado a atenção do mercado são a região no entorno do Aeroporto de Vitória e a extensão do Centro da Capital. >
"Na Serra, devem continuar prevalecendo lançamentos de loteamentos e empreendimentos econômicos, com a possibilidade de vermos, em breve, projetos verticalizados de médio e alto padrão no município. Já em Vila Velha, o Jockey de Itaparica se mantém como a região com mais espaços para crescer."
Eduardo Fontes
Presidente da Ademi-ES
“Na Serra, devem continuar prevalecendo lançamentos de loteamentos e empreendimentos econômicos, com a possibilidade de vermos, em breve, projetos verticalizados de médio e alto padrão no município. Já em Vila Velha, o Jockey de Itaparica se mantém como a região com mais espaços para crescer”, complementa.>
>
O presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz, também aposta no surgimento de novos condomínios horizontais em Vila Velha, às margens da Rodovia do Sol e da Leste-Oeste. O mesmo deve acontecer em Cariacica e Viana, onde há mais áreas para esse tipo de empreendimento, com loteamentos. >
“Já a verticalização, nesses dois municípios, deve vir com lançamentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Apesar de que a concentração desse segmento deve ficar em Vila Velha e Serra, uma vez que são duas cidades mais amadurecidas em termos de estrutura de lazer, serviços e empregos”, observa.>
Fora da Grande Vitória, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 13ª Região (Creci-ES), Aurélio Capua Dallapicola, destaca a Região Serrana, com Domingos Martins, que inclui Pedra Azul, e Santa Teresa, com seu potencial turístico, e também a Região Noroeste, com destaque para os municípios de Colatina e Nova Venécia, por conta do agronegócio. >
“Além disso, a região tem belezas naturais, como o Parque Estadual de Forno Grande, com potencial econômico e turístico e tende a despontar ou permanecer em evidência no Estado, fora da Grande Vitória”, complementa.>
Conheça as áreas que devem continuar a expansão do mercado imobiliário no ES em 2024:
Vitória
Enseada do Suá terá novos empreendimentos Crédito: Vitor Jubini
Praia do Canto continua sendo atrativa para novos empreendimentos, apesar das poucas áreas, onde estarão focados lançamentos de alto padrão e luxo.
Mata da Praia, com destaque para a região nas proximidades do Aeroporto de Vitória, cujos empreendimentos devem focar em turismo de negócios e no novo perfil social dos jovens, que buscam mais praticidade no dia a dia.
Enseada do Suá até a Ilha de Santa Maria, que se tornou um novo trecho de lançamentos do município para empreendimentos de alto padrão e luxo.
Jardim Camburi, que pela escassez de terrenos, começa a mudar o seu padrão de lançamentos para empreendimentos de médio para alto padrão.
>
Vila Velha
Parque das Castanheiras é aposta em Vila Velha Crédito: Ricardo Medeiros
Jockey de Itaparica vai atrair novos lançamentos de médio e alto padrão, impulsionados pelos empreendimentos de luxo na região e também por ser uma das últimas áreas livres próximas à praia.
Praia da Costa, apesar de poucos terrenos, ainda receberá novidades em 2024, principalmente na região do Parque das Castanheiras, de alto padrão.
Margens da Rodovia do Sol e Leste-Oeste devem ter lançamentos de condomínios horizontais de alto padrão.
Por conta de seus espaços mais para o interior, o município tem grande atrativo para novos empreendimentos contemplando o Minha Casa, Minha Vida, a exemplo de bairros como Rio Marinho, Vale Encantado e Santa Paula.
>
Serra
Jacaraípe está no eixo em constante expansão da Grande Vitória Crédito: Ricardo Medeiros
Laranjeiras, Jacaraípe, Praia Grande e Nova Almeida fazem parte do eixo em constante expansão da Grande Vitória. Por conta de sua infraestrutura comercial, esses bairros devem continuar recebendo novos lançamentos imobiliários.
O foco no município serão empreendimentos voltados para o Minha Casa Minha Vida, por conta dessa proximidade com o eixo de desenvolvimento e infraestrutura. Condomínios horizontais e empreendimentos verticais de médio padrão também estão no foco.
>
Cariacica
Campo Grande tem despontado como opção de investimento para novos empreendimentos Crédito: Prefeitura de Cariacica/Divulgação
Campo Grande e Jardim América têm despontado como opções de investimento na Grande Vitória. Essas áreas estão próximas a importantes vias de acesso e apresentam desenvolvimento comercial e residencial crescente. O foco devem ser loteamentos e lançamentos econômicos.
>
Viana
Viana tem potencial para grandes lançamentos de padrão econômico e de loteamentos Crédito: PMV/Divulgação
Assim como Cariacica, tem potencial para grandes lançamentos de padrão econômico e também de loteamentos, por conta de suas áreas maiores, possibilitando, inclusive, a criação de novos bairros por meio desses empreendimentos. >
Guarapari
Enseada Azul deve continuar atraindo empreendimentos de alto padrão e luxo Crédito: Marcelo Moryan
Praia do Morro, apesar das poucas áreas, ainda tem espaços para lançamentos na região, principalmente de médio e alto padrão.
Já a Enseada Azul deve continuar atraindo empreendimentos de alto padrão e luxo, com foco em áreas mais próximas ao mar, assim como Meaípe.
>
Região Sul
Cachoeiro atrai novos empreendimentos e lançamentos imobiliários, principalmente de loteamentos Crédito: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro
Cachoeiro de Itapemirim é um polo importante de extração e beneficiamento de rochas ornamentais, o que atrai novos empreendimentos e lançamentos imobiliários, principalmente de loteamentos.
Anchieta por sua continuidade e proximidade com Guarapari e pela volta das atividades da Samarco.
>
Região Norte
Linhares tem a economia e o turismo como atrativos para novos empreendimentos Crédito: Felipe Reis/ Prefeitura de Linhares/ Divulgação
A Região Norte, que abrange municípios Linhares e São Mateus, é conhecida por sua vocação para a agricultura e pecuária.
Linhares é um importante polo agroindustrial, com destaque para a produção de café, cacau, frutas e avicultura. Além disso, a região tem um litoral com praias famosas, atraindo turistas.
Aracruz, por sua proximidade com grandes empresas e também com a Grande Vitória.
Por serem cidades com áreas planas e onde a tendência é morar em casas, o mercado deve continuar investindo em loteamentos de médio e alto padrão.
>
Região Serrana
Pedra Azul, na Região Serra, é conhecida por seu clima ameno e atrações turísticas Crédito: Fernando Madeira
A Região Serrana, que inclui Domingos Martins, Pedra Azul e Santa Teresa, é conhecida por seu clima ameno, com temperaturas mais baixas em relação ao restante do Estado. Essa característica atrai turistas, além de oferecer paisagens naturais, trilhas e cachoeiras.
Essa vocação voltada para o turismo tem atraído empreendimentos de alto padrão, como loteamentos e condomínios de casas, com a finalidade de abrigar turistas ou mesmo uma segunda moradia.
>
Região Noroeste
Colatina tem potencial econômico e turístico e tende a permanecer em evidência no Estado Crédito: Divulgação
O destaque fica para os municípios de Colatina e Nova Venécia, conhecidos por sua produção agropecuária, principalmente na área de laticínios. A região tem potencial econômico e turístico e tende a despontar ou permanecer em evidência no Estado.
O potencial de novos lançamentos será voltado para moradores dessas cidades, dividindo entre condomínios e a criação de novos bairros por meio de loteamentos.