> >
Formas orgânicas e tecidos naturais são tendências na decoração

Formas orgânicas e tecidos naturais são tendências na decoração

Resgate da proximidade com a natureza e uso da madeira do revestimento a detalhes nos ambientes também estão em alta nos projetos de mostra aberta nesta terça (18), em Vila Velha

Publicado em 18 de outubro de 2022 às 17:43

Formas orgânicas e tecidos naturais são tendências na decoração
Cores mais claras e tons mais quentes, como a madeira, conferem mais aconchego para os ambientes Crédito: Cloves Louzada

A busca do bem-estar mental e físico tem sido uma das maiores preocupações no período após o isolamento social provocado pela pandemia. Não à toa, essa tendência também chegou à decoração, que traz elementos que buscam essa harmonia nos ambientes, de forma a não cansar a permanência das pessoas na casa.

“A casa voltou a ser um ninho, principalmente por conta do período da pandemia, pois as pessoas ficaram mais tempo em casa. O que vale é o conforto. Essa é uma tendência mundial e manter os ambientes mais limpos, na decoração, com menos coisas na altura dos olhos, contribui para dar essa maior sensação de conforto e bem-estar”, analisa o designer de interiores Sérgio Palmeira.

Os tons naturais e as formas mais orgânicas também estão presentes na decoração, como conta a arquiteta Cyane Zoboli. “Este momento pós-pandemia tem trazido elementos mais naturais e a utilização de diversos materiais. Mas já vínhamos de uma tendência em se preocupar com o meio ambiente, portanto, temos a utilização cada vez maior de elementos naturais, com preocupação na sustentabilidade”, afirma.

Esse resgate de tons mais naturais, formas orgânicas e a presença da natureza pode ser observado na edição deste ano da Casa Cor Espírito Santo, mostra de arquitetura e design, que começou nesta terça-feira (18) e vai até o dia 18 de dezembro. Na linha do resgate, a exposição volta a um endereço onde já esteve antes, o 38ª Batalhão de Infantaria, localizado na Prainha, em Vila Velha.

A madeira está entre os principais elementos que aparecem com força nas tendências apontadas pela mostra. Ela vai desde sua utilização para revestimentos (piso e até mesmo parede) à construção de detalhes para personalizar o ambiente. A utilização de tecidos crus também é outra forte tendência, onde aparecem como colchas de cama, obras de arte e mesmo luminárias.

“A Feira de Milão (um dos maiores eventos de decoração do mundo) trouxe a busca das pessoas se reconectarem com a natureza, como a biofilia e a neuroarquitetura. E muitos dos elementos da natureza têm sido incorporados na decoração também, como móveis mais curvos e a presença maior de plantas dos ambientes”, avalia a arquiteta Alessandra Cohen.

Confira algumas tendências que são destaque nos ambientes da mostra:

FORMAS ORGÂNICAS

Formas mais curvas e orgânicas para os móveis por Flávia Martins

Móveis com mais curvas estão entre as tendências da decoração. As linhas mais fluidas se assemelham às formas da natureza, dando mais movimento ao ambiente e ao mesmo tempo, conferindo um aspecto orgânico, mais próximo da natureza.

TAPEÇARIA

Utilização de tapeçaria e tecidos crus na decoração por Flávia Martins

Tapeçaria e tecidos mais crus estão em evidência, tanto na criação de obras de arte quanto na criação de objetos e detalhes decorativos para o ambiente, conferindo um ar mais despojado e ao mesmo tempo limpo.

TORNEIRAS E CUBAS DIFERENCIADAS

Formas orgânicas e tecidos naturais são tendências na decoração
Formas diferenciadas para louças e metais Crédito: Karine Nobre

Outra tendência é a utilização de formatos cada vez mais diferenciados para as louças e metais, principalmente nos banheiros. O uso de pedras naturais também continua forte para essas áreas da casa e em outras, como sala de estar e cozinha, compondo mesas com desenhos exclusivos.

MATERIAIS NATURAIS

Utilização de materiais mais naturais por Karine Nobre

Junto com a tapeçaria, a utilização de materiais mais naturais veio para ficar. Um exemplo está no espaço Studio do Colecionador, da arquiteta Cyane Zoboli, em que foi utilizado, para o revestimento de uma das paredes, sobra de pedra de granito triturada com resina, para conferir um aspecto mais rústico e refinado ao ambiente.

QUARTO QUE "CRESCE" COM A CRIANÇA

Formas orgânicas e tecidos naturais são tendências na decoração
Quarto infantil que pode ser aproveitado em várias fases do crescimento da criança Crédito: Flávia Martins

Outra tendência forte é a utilização de um projeto que pensa no futuro do ocupante do quarto, como a Suíte Kids, da designer de interiores Fabiana Tonini, que traz uma proposta com mobiliário atemporal e que atenda a todos os gêneros, além de “crescer” junto com a criança.

CONFORTO

A preocupação com o conforto tem sido uma constante por Flávia Martins

A palavra de ordem das novas tendências é o conforto e este pode ser visto em todos os detalhes da decoração: cores, materiais escolhidos, formatos dos móveis e até a iluminação.

RESGATE DO PASSADO

Objetos vintage resgatam o passado e a história dos moradores por Flávia Martins

Outra tendência forte é o resgate do passado, com a utilização de objetos e até mobiliário vintage. Exemplo é a Sala de Música das profissionais Roberta Toledo, Juliana Vervloet do Amaral e Manu Delboni. O mobiliário contemporâneo fica lado a lado com aparelhos e objetos antigos, contribuindo para o resgate da história e das memórias dos ocupantes da casa.

ILUMINAÇÃO INDIRETA

Iluminação indireta para mais conforto e destaque por Karine Nobre

A preferência pela luz natural durante o dia e a iluminação indireta à noite é uma tendência forte, que leva à sensação de conforto em casa. A utilização de fitas de led tem sido bastante ampliada, conferindo destaque a objetos ou detalhes do mobiliário ou mesmo dando aconchego com uma iluminação mais branda, que ajuda a descansar os olhos.

PRESENÇA MAIOR DA NATUREZA

PLantas por Flávia Martins

As plantas entraram em casa para ficar. Cada vez mais elas são a peça principal da decoração. A arquiteta e designer de interiores Alessandra Cohen, no seu ambiente, o Vitória Régia Bistrô, decidiu por usar o verde e também assina uma mesa feita em pedra, onde há espaço para a colocação de um vaso de plantas, que não precisa ser removido quando for utilizar o móvel.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

decoracao Casa Cor Arquitetura E Decoração

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais