Publicado em 24 de abril de 2025 às 15:59
Cada vez mais, são mais comuns apartamentos e casas menores. Contudo, mesmo com plantas mais estreitas, é possível decorar os ambientes, tornando-os aconchegantes e agradáveis. Uma forma de fazer isso é criando sensação de amplitude com algumas estratégias de decoração.
“Contar com estratégias para ampliar ambientes é fundamental para transformar espaços pequenos em áreas mais funcionais e acolhedoras. A escolha correta de cores, móveis e elementos decorativos pode fazer a diferença na percepção de amplitude. Utilizar técnicas como o uso de espelhos, manter a organização e optar por cortinas leves são apenas algumas das maneiras eficazes de criar a sensação de um espaço maior”, comenta Vanderson Eliziário, Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera.
Além disso, conforme o profissional, essas soluções ainda possibilitam que os ambientes sejam adaptados às necessidades dos moradores. “Essas estratégias não apenas melhoram a estética do ambiente, mas também contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores”, afirma.
A seguir, Vanderson Eliziário compartilha 5 dicas para tornar os ambientes visualmente maiores. Confira!
Cores como branco, bege e tons pastéis refletem mais luz e dão a sensação de um espaço maior e mais arejado.
Sugestões:
Os espelhos são ótimos aliados na decoração de espaços pequenos, pois refletem luz e criam a ilusão de profundidade.
Sugestões:
Ambientes organizados parecem maiores e mais convidativos. A desordem pode fazer um espaço parecer menor e mais apertado.
Sugestões:
Móveis grandes podem dominar um espaço pequeno , enquanto móveis proporcionais ajudam a manter o equilíbrio e a sensação de amplitude.
Sugestões:
Cortinas pesadas e escuras podem bloquear a luz natural e fazer o ambiente parecer menor. Opções leves e claras permitem a entrada de luz e ampliam visualmente o espaço.
Sugestões:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta