Publicado em 30 de abril de 2025 às 17:29
Nos grandes centros urbanos, casas e apartamentos pequenos são uma realidade. Isso porque, o alto gasto com moradia incentivou o surgimento de moradias menores e permitiu que as pessoas pudessem abrir mão de um espaço maior para morar em regiões centrais.
Além do valor e da localização, morar em espaços menores tem vantagens como facilidade de limpeza e organização. No quesito decoração, também há formas de tornar os ambientes mais aconchegantes e harmoniosos. Para isso, é preciso aproveitar do potencial dos espaços. Confira algumas dicas da designer interiores Cecília Cruz.
Antes de pensar na decoração das áreas, lembre-se de garantir espaço de circulação . Isso facilita o uso do cômodo e evita que o espaço fique comprometido.
Evite móveis grandes, pois eles ocupam muito espaço. O ideal é investir em um mobiliário pequeno e leve.
Luminárias de parede, spots embutidos e luzes indiretas ajudam a destacar pontos do ambiente para torná-lo mais acolhedor e funcional sem ocupar espaço físico.
Na hora de colorir as paredes, escolha tons claros de verde, azul, cinza, violeta ou de cores mais neutras. Eles trazem leveza e imprimem uma sensação de amplitude ao espaço. Cores escuras, por outro lado, passam a sensação de que as áreas são menores.
Uma dica é apostar em mesas de vidro, uma vez que elas podem provocar a impressão de leveza e amplitude.
Uma boa dica é instalar prateleiras ou bancadas. Apostar em móveis planejados também é uma ótima pedida pelo fato de ocuparem os espaços de maneira funcional.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta